PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamasceno, Thaynara Martinspt_BR
dc.date.accessioned2022-12-18T15:19:21Z-
dc.date.available2022-12-18T15:19:21Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5171-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCmeipt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCMEI - Vale do Araguaiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Fernando Henrique Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168301334927417pt_BR
dc.contributor.referee1Boaventura, Deusa Maria Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518779017675694pt_BR
dc.description.resumoDe uma maneira geral, é entendido pela população que a arquitetura tem influência no bemestar e na saúde de um indivíduo, porém, para a maioria das pessoas tal entendimento ainda é superficial. A partir desta principio, este trabalho busca explanar o assunto, direcionando para a arquitetura escolar e lazer. Em meio à rotina corrida dos espaços urbanos, especialmente em grandes cidades, a importância dos parques dialoga de forma direta com a qualidade de vida e o bem-estar físico e psicológico de toda a população. Isso porque áreas verdes funcionam como alternativas para quem busca por uma conexão mais direta com a natureza. Segundo definição do Ministério do Meio Ambiente, elas são concebidas para promover melhor qualidade estética, além de incentivarem ecologia, recreação e função paisagística. A educação é a chave principal para um bom desenvolvimento humano e social, portanto esta deve ser desenvolvida de forma séria e objetiva desde o início da vida da criança. Atualmente, sabemos que a educação brasileira não é um exemplo a ser seguido. As instituições de ensino (principalmente as públicas), em sua maioria, não possuem estrutura adequada para atender a demanda de crianças matriculadas. Diante disso e percebendo a necessidade de inserir uma unidade de ensino adequada e que venha, de fato, atender a demanda local da cidade de Goiânia na região leste, o primeiro tema escolhido para a proposta trata-se de um CMEI, cujo principal objetivo é complementar a educação municipal, que necessita de melhorias, principalmente em relação a infraestrutura utilizando o estudo da Neurociência. No segundo momento foi proposto um parque linear para atender a população local, desta mesma região onde será implantado o CMEI, a criação de parques é um excelente exemplo de ocupação do espaço urbano como alternativa de promoção de convívio, lazer, realização de eventos culturais e reaproveitamento de uma área abandonada. Portanto, o presente trabalho visa a elaboração de uma pesquisa e proposta arquitetônica para um CMEI, seguindo a linguagem pedagógica do ensino tradicional com algumas vertentes do ensino montessoriana e uma proposta paisagística para o parque linear seguindo a mesma linguagem arquitetônica do CMEI. Estes projetos se localizarão na região leste de Goiânia no Residencial Vale do Araguaia, com o objetivo de agregar mais qualidade de vida das crianças e comunidade local, atendendo também a carência da cidade em relação aos centros educacionais infantis e espaços para lazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOpt_BR
dc.degree.graduationArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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