PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Clínica de linguagem: uma abordagem terapêutica na Fonoaudiologia
Autor(es): Martins, Deborah Cristina Leão
Sampaio, Natalia Sousa
Primeiro Orientador: Freitas, Eliane Faleiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Eliane Faleiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Torres, Lisa Valéria Vieira
metadata.dc.contributor.referee3: Perini, Thelma Iris
Resumo: Objetivo: Analisar uma intervenção fonoaudiológica à luz da Clínica de Linguagem, evidenciando interação entre terapeuta e criança que se revela na/pela linguagem. Metodologia: Estudo de caso com a amostra de um sujeito de 1 ano e 9 meses, acompanhado no atendimento fonoaudiológico e com sintoma de linguagem. Resultados e Discussão: Apresenta-se uma análise dos relatos e desempenho da criança observados no processo de intervenção. Percebeu-se evolução no desenvolvimento da linguagem com o aumento da produção de balbucios e eficiência de seus familiares na interpretação das funções comunicativas apresentadas pela criança. Conclusão: Conclui-se que a pesquisa teve o êxito de proporcionar o acompanhamento de um estudo de caso abordando o surgimento do sujeito e os processos de circulação da linguagem durante as investidas dialógicas, dentro do viés da abordagem da Clínica de Linguagem.
Abstract: Objective: To analyze a speech therapy intervention in the light of the Language Clinic, showing interaction between therapist and child that is revealed in/through language. Methodology: Case study with a sample of a subject aged 1 year and 9 months, accompanied in speech therapy and with language symptoms. Results and Discussion: An analysis of the reports observed in the intervention process is presented. An evolution in the development of language was noticed with the increase in the production of babbling and efficiency of their relatives in the interpretation of the communicative functions presented by the child. Conclusion: It is concluded that the present study was successful in providing the follow-up of a case study addressing the emergence of the subject and the processes of language circulation during dialogical attacks, within the bias of the approach of the Language Clinic.
Palavras-chave: Linguagem
Fonoaudiologia
Interacionismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5133
Data do documento: 12-Dez-2022
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