Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5130
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Percepção dos estudantes de fonoaudiologia da Puc Goiás sobre o manhês |
Autor(es): | Borges, Francielly Lima Basilio Santos, Nathana Sousa |
Primeiro Orientador: | Freitas, Eliane Faleiro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Eliane Faleiro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Torres, Lisa Valéria Vieira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Haick, MarcMallardella |
Resumo: | Objetivo: Investigar o conhecimento dos estudantes do curso de Fonoaudiologia da PUC-Goiás com relação ao termo manhês através dos relatos colhidos a partir de questionário e definir a percepção do aluno de fonoaudiologia sobre o manhês. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo transversal que visa analisar a percepção dos estudantes de Fonoaudiologia acerca da temática manhês. Os critérios definidos para inclusão foram: alunos matriculados no curso de Fonoaudiologia da PUC – Goiás; alunos do curso de Fonoaudiologia da PUC – Goiás com assiduidade; alunos maiores de 18 anos. Discussão e Resultados: Foram colhidas 17 entrevistas com estudantes de Fonoaudiologia da PUC-GOIÁS, acadêmicos do primeiro ao oitavo período, nas quais os acadêmicos trouxeram diversas percepções para o manhês sendo que fala aguda/agudizada/infantil e infantilizada foram as respostas que mais apareceram. Conclusão: a grande maioria dos alunos do curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás tem a percepção sobre o manhês, porém não relacionam as características ao termo técnico. Palavras-chave: Manhês; fonoaudiologia; estudantes. |
Abstract: | Objective: To investigate the knowledge of students of the Speech Therapy course at PUC-Goiás regarding the term Manhês through the reports collected from a questionnaire and define the perception of Speech Language Pathology students between the relationship Manhês and language acquisition. Methods: This is a cross-sectional qualitative study that aims to analyze the perception of Speech-Language Pathology students about the Motherese theme. The criteria defined for inclusion were Students enrolled in the Speech Therapy course at PUC – Goiás; Attending students of the Speech Therapy course at PUC – Goiás; Students over 18 years old. Discussion and Results: 17 interviews were collected with students of speech therapy at PUC-GOIÁS, academics from the first to the eighth period, the acad. brought several definitions for motherese, of which high-pitched/high-pitched/infantile and infantile speech were the ones that appeared the most. Conclusion: The vast majority of students in the speech therapy course at PUC Goiás have the definition of motherese, but do not relate the characteristics to the technical term. |
Palavras-chave: | Manhês Fonoaudiologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5130 |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE FONOAUDIOLOGIA DA PUC GOIÁS SOBRE O MANHÊS .pdf | 615,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador