PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5130
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção dos estudantes de fonoaudiologia da Puc Goiás sobre o manhês
Autor(es): Borges, Francielly Lima Basilio
Santos, Nathana Sousa
Primeiro Orientador: Freitas, Eliane Faleiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Eliane Faleiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Torres, Lisa Valéria Vieira
metadata.dc.contributor.referee3: Haick, MarcMallardella
Resumo: Objetivo: Investigar o conhecimento dos estudantes do curso de Fonoaudiologia da PUC-Goiás com relação ao termo manhês através dos relatos colhidos a partir de questionário e definir a percepção do aluno de fonoaudiologia sobre o manhês. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo transversal que visa analisar a percepção dos estudantes de Fonoaudiologia acerca da temática manhês. Os critérios definidos para inclusão foram: alunos matriculados no curso de Fonoaudiologia da PUC – Goiás; alunos do curso de Fonoaudiologia da PUC – Goiás com assiduidade; alunos maiores de 18 anos. Discussão e Resultados:  Foram colhidas 17 entrevistas com estudantes de Fonoaudiologia da PUC-GOIÁS, acadêmicos do primeiro ao oitavo período, nas quais os acadêmicos trouxeram diversas percepções para o manhês sendo que fala aguda/agudizada/infantil e infantilizada foram as respostas que mais apareceram. Conclusão: a grande maioria dos alunos do curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás tem a percepção sobre o manhês, porém não relacionam as características ao termo técnico. Palavras-chave: Manhês; fonoaudiologia; estudantes.  
Abstract: Objective: To investigate the knowledge of students of the Speech Therapy course at PUC-Goiás regarding the term Manhês through the reports collected from a questionnaire and define the perception of Speech Language Pathology students between the relationship Manhês and language acquisition. Methods: This is a cross-sectional qualitative study that aims to analyze the perception of Speech-Language Pathology students about the Motherese theme. The criteria defined for inclusion were Students enrolled in the Speech Therapy course at PUC – Goiás; Attending students of the Speech Therapy course at PUC – Goiás; Students over 18 years old. Discussion and Results: 17 interviews were collected with students of speech therapy at PUC-GOIÁS, academics from the first to the eighth period, the acad. brought several definitions for motherese, of which high-pitched/high-pitched/infantile and infantile speech were the ones that appeared the most. Conclusion: The vast majority of students in the speech therapy course at PUC Goiás have the definition of motherese, but do not relate the characteristics to the technical term.
Palavras-chave: Manhês
Fonoaudiologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5130
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE FONOAUDIOLOGIA DA PUC GOIÁS SOBRE O MANHÊS .pdf615,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador