PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Adrielly Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-12-12T21:28:10Z-
dc.date.available2020-12-12T21:28:10Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/507-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleIniciação científica no curso de pedagogia: inserção, permanência e desistênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4452-0801pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Cláudia Valente-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9521-6784pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como finalidade identificar a inserção, permanência e desistência dos graduandos do Curso de Pedagogia no Programa de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Buscamos responder o seguinte problema: por que os alunos de graduação do Curso de Pedagogia têm pouca presença na Iniciação Científica? Quais os desafios para sua permanência neste Programa? No processo de busca para responder à questão proposta, utilizamos a pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa empírica, numa abordagem quantiqualitativa, com a aplicação de um questionário composto por 21 questões que possibilitou o conhecimento de parte da realidade dos graduandos do Curso de Pedagogia. Este estudo nos mostrou que a Pedagogia é composta por maioria de mulheres trabalhadoras que não possuem tempo para ingressar no Programa de Iniciação Científica da universidade. A categoria tempo emergiu evidenciando a necessidade dos graduandos precisarem trabalhar e não ter disponibilidade de horário para exercer atividades extracurriculares dentro da instituição. Por fim, constamos que a importância da pesquisa é consensual entre os sujeitos entrevistados, o que se confirma também na bibliografia estudada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1172789646474842pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia II - Adrielly - FINALIZADA.pdfTCC FINALIZADO389,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AUTORIZAÇÃO.pdfAUTORIZAÇÃO PUBLICAÇÃO211,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador