PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Jornalismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5051
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Padrões discursivos sobre a beleza feminina comercializados por influenciadoras: entre a canalização e a contrapropaganda
Autor(es): Santos, Beatriz Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Sabrina Moreira de Morais
metadata.dc.contributor.referee1: Simão, Núbia da Cunha
metadata.dc.contributor.referee2: Goos, Maria Carolina Giliolli
Resumo: As poucas pesquisas sobre a rede social Instagram são para enaltecer a plataforma e a oportunidade business oferecida por ela. O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise crítica da plataforma, analisando postagens e comentários, e mostrar como a rede social age de maneira implícita e deliberada, impondo padrões de beleza disfarçados de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Padrões reproduzidos por blogueiras como mercadorias para enriquecer a indústria dietética, cirúrgica e cosmética. É fundamental que essa pesquisa compreenda o efeito da canalização trazido pela publicidade para estigmatizar, massificar e sintetizar a beleza feminina. Este estudo não compreende apenas uma crítica, mas também um entendimento de mudanças sociais como o consumo exacerbado trazido do ambiente online para o off-line devido à relação entre influencers e seus seguidores. Este trabalho também possui o objetivo de trazer o jornalismo como protagonista ao mostrar seu papel de contrapropaganda quando conscientiza coletivamente sobre o discurso conformista de influenciadoras. Cabe também a este trabalho entender e explicar o trabalho da imprensa ao agir conforme grupos de interesse econômico, ao invés de fazer contrapropaganda, uma vez que se tem credibilidade perante o público.
Palavras-chave: Instagram
Influencer
Padronização da beleza
Contrapropaganda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5051
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BEATRIZ RODRIGUES DOS SANTOS-3.pdf978,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador