PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4867
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores associados à satisfação com a vida em idosos
Autor(es): Kramer Neto, Arthur
Carrijo, Letícia Martins
Primeiro Orientador: Almeida, Rogério José de
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Gabriela Cunha Fialho Cantarelli
metadata.dc.contributor.referee2: Mamede, Lorenna Rocha Lôbo e Silva
Resumo: Introdução: A população idosa é a que mais cresce no mundo, o que se faz necessário, uma maior oferta de benefícios sociais que promovam um envelhecimento ativo que aumente a expectativa de vida em uma perspectiva mais saudável, com qualidade e que proporcione satisfação com a vida. Porém, esta satisfação, que está intrinsicamente ligada a um sentimento de felicidade e contentamento, depende da percepção subjetiva que cada indivíduo tem de sua própria vida. Desta maneira, para poder proporcionar esta satisfação, é preciso saber quais são os fatores que podem estar relacionados a ela. Objetivo: Analisar os fatores socioculturais que estão associados à satisfação com a vida em idosos. Métodos: Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados a idosos de todo país. Um destes questionários foi um questionário sociodemográfico e o outro foi um questionário contendo a Escala de Satisfação com a Vida (ESCV). Resultados: Foram obtidas 95 respostas aos questionários, sendo que 60% tinham entre 60 e 69 anos e 63,2% eram mulheres. Os fatores que tiveram valores significativos associados à satisfação com a vida foram os que têm companheiro (p = 0,0050), vida sexual ativa (p = 0,0390), sendo que, aqueles com maior frequência de sexo por semana, obtiveram melhores resultados (p = 0,0201), os que viajam mais (p = 0,0003) e os que têm maior renda (p = 0,0051). Conclusão: Para os idosos que participaram desta pesquisa, ter um companheiro(a), viajar, ter vida sexual ativa e melhores condições financeiras estão associados a ter maior satisfação com a vida.
Palavras-chave: Envelhecimento ativo
Satisfação com a vida
Saúde do idoso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4867
Data do documento: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
4 - Artigo Final - Arthur & Letícia - Finalizado - 17-10-2022 (1).pdf243,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador