PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4862
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Levantamento, acompanhamento correção de manifestações patológicas no município de Goiânia - estudo de caso
Autor(es): Portal, Clésio de Carvalho
Abreu, Daniel Carvalho de
Primeiro Orientador: Couto, Adriane Borges de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Rosana Melo de Lucas
metadata.dc.contributor.referee2: Roriz, Paulo José Mascarenhas
Resumo: A patologia é área da engenharia focada nos sintomas e doenças que possam acarretar prejuízos à construção civil e também ao bem estar das pessoas, sendo vista por muitos como algo que acomete muitas obras. As patologias, podem ser analisadas, desde vistorias mais simples, como por vistorias mais complexas e bem elaboradas. Deste modo esse trabalho consiste em um levantamento bibliográfico das manifestações patológicas, tal como, apresentar suas características por meio de ensaios pertinentes e por fim, apresentar os métodos corretivos destas manifestações patológicas embasadas nos resultados dos ensaios, como nas normas técnicas regentes mais recentes. O estudo foi realizado em uma edificação residencial no município de Goiânia (estudo de caso), no qual estudou-se as patologias encontradas (fissuras, trincas e desplacamento cerâmico) e a partir destas foram feitos ensaios de percussão e resistência à tração nos revestimentos cerâmicos, bem como um acompanhamento das fissuras e trincas por meio do método dos selos de gesso e vidro. Por fim, relaciona-se os dados obtidos ao longo do estudo, em cima dos parâmetros apontados tendo como maior tipo de anomalia, a anomalia endógena; maior tipo de falha, a falha operacional; o maior risco sendo o risco mínimo.
Palavras-chave: Goiânia
Manifestações patológicas
Fissuras
Trincas
Desplacamento cerâmico
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4862
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador