Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4861
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise da infraestrutura e matriz curricular de um curso de Fisioterapia sob a ótica docente |
Autor(es): | Silva, Gabriella Neves Barreto |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ramos, Gabrielly Craveiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Larissa Mariana Veloso de |
Resumo: | RESUMO: O ambiente educaional, oferecido pelas universidades, deve ser qualificado e preparado para as adversidades que professores e alunos enfrentam no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Compreender como os docentes de um curso de Fisioterapia de Goiânia-GO avaliam a estrutura física da instituição e a matriz curricular do curso, descrevem as metodologias aplicadas e os aspectos que consideram como facilitadores e/ou dificultadores no processo de ensino-aprendizagem Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, com abordagem teórica, recorte transversal, cuja amostra foi composta por 34 professores de um Curso de Fisioterapia de uma instituição privada de Goiás. Resultados: A caracterização do perfil demográfico e acadêmico dos participantes identificou que a maioria do corpo docente é do sexo feminino, com idade média de 42,56±7,32 anos, natural de Goiânia, sendo Goiás o estado de origem. Identificou-se que aspectos relevantes da estrutura física, matriz curricular e metodologias de ensino necessitam de modificaçõe, e foram identificados pontos considerados como facilitadores e dificultadores do processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: Os professores consideram que o curso apresenta boas condições no ambiente educacional porém, apontam a necessidade de melhorias tanto na estrutura física quanto nos equipamentos, além da atualização da matriz curricular. Observou-se que os modelos de metodologias são de cunho ativo e tradicional, empregados na práxis dos docentes, os aspectos considerados como facilitadores da aprendizagem, foram citadas: as metodologias ativas; a adequação da infraestrutura; o perfil do aluno, colaborativo e interessado; o bom relacionamento profissional entre aluno e professor; a adequação às novas tecnologias. Como dificultadores: as metodologias tradicionais; infraestrutura precária, como a falta de acesso à rede de internet de qualidade e as salas pequenas para o número de alunos; e falta de interesse por parte dos alunos. |
Abstract: | ABSTRACT: The educational environment offered by universities must be qualified and prepared for the adversities that teachers and students face in the teaching-learning process. Objectives: To understand how professors of a Physiotherapy course in Goiânia-GO evaluate the physical structure of the institution and the curricular matrix of the course, describe the methodologies applied and the aspects that they consider as facilitators and/or obstacles in the teaching-learning process. Methods: This is a quantitative and qualitative research, descriptive and exploratory, with a theoretical approach, cross-sectional, whose sample consisted of 34 teachers of a Physiotherapy Course at a private institution in Goiás. Results: The characterization of the demographic and academic profile of the participants identified that the majority of the teaching staff is female, with an average age of 42.56±7.32 years, born in Goiânia, with Goiás being the state of origin. It was identified that relevant aspects of the physical structure, curricular matrix and teaching methodologies need modifications, and points considered as facilitators and obstacles to the teaching-learning process were identified. Conclusion: The teachers consider that the course presents good conditions in the educational environment, however, they point out the need for improvements both in the physical structure and in the equipment, in addition to updating the curricular matrix. It was observed that the models of methodologies are of an active and traditional nature, used in the praxis of the professors, the aspects considered as facilitators of learning, were cited: the active methodologies; the adequacy of the infrastructure; the student's profile, collaborative and interested; the good professional relationship between student and professor; adaptation to new technologies. As impediments: traditional methodologies; precarious infrastructure, such as lack of access to a quality internet network and small classrooms for the number of students; and lack of interest on the part of students. |
Palavras-chave: | Perfil docente Matriz curricular Estrutura física Ambiente educacional Curriculum Physical structure Educational environment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4861 |
Data do documento: | 8-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC_Gabriella_neves.pdf | 348,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador