PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gabriella Neves Barretopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-12T14:52:54Z-
dc.date.available2022-12-12T14:52:54Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4861-
dc.description.abstractABSTRACT: The educational environment offered by universities must be qualified and prepared for the adversities that teachers and students face in the teaching-learning process. Objectives: To understand how professors of a Physiotherapy course in Goiânia-GO evaluate the physical structure of the institution and the curricular matrix of the course, describe the methodologies applied and the aspects that they consider as facilitators and/or obstacles in the teaching-learning process. Methods: This is a quantitative and qualitative research, descriptive and exploratory, with a theoretical approach, cross-sectional, whose sample consisted of 34 teachers of a Physiotherapy Course at a private institution in Goiás. Results: The characterization of the demographic and academic profile of the participants identified that the majority of the teaching staff is female, with an average age of 42.56±7.32 years, born in Goiânia, with Goiás being the state of origin. It was identified that relevant aspects of the physical structure, curricular matrix and teaching methodologies need modifications, and points considered as facilitators and obstacles to the teaching-learning process were identified. Conclusion: The teachers consider that the course presents good conditions in the educational environment, however, they point out the need for improvements both in the physical structure and in the equipment, in addition to updating the curricular matrix. It was observed that the models of methodologies are of an active and traditional nature, used in the praxis of the professors, the aspects considered as facilitators of learning, were cited: the active methodologies; the adequacy of the infrastructure; the student's profile, collaborative and interested; the good professional relationship between student and professor; adaptation to new technologies. As impediments: traditional methodologies; precarious infrastructure, such as lack of access to a quality internet network and small classrooms for the number of students; and lack of interest on the part of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerfil docentept_BR
dc.subjectMatriz curricularpt_BR
dc.subjectEstrutura físicapt_BR
dc.subjectAmbiente educacionalpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectPhysical structurept_BR
dc.subjectEducational environmentpt_BR
dc.titleAnálise da infraestrutura e matriz curricular de um curso de Fisioterapia sob a ótica docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valéria Rodrigues Costa dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9102054302073200pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Gabrielly Craveiropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0843253368761190pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Larissa Mariana Veloso dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1002411477807507pt_BR
dc.description.resumoRESUMO: O ambiente educaional, oferecido pelas universidades, deve ser qualificado e preparado para as adversidades que professores e alunos enfrentam no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Compreender como os docentes de um curso de Fisioterapia de Goiânia-GO avaliam a estrutura física da instituição e a matriz curricular do curso, descrevem as metodologias aplicadas e os aspectos que consideram como facilitadores e/ou dificultadores no processo de ensino-aprendizagem Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, com abordagem teórica, recorte transversal, cuja amostra foi composta por 34 professores de um Curso de Fisioterapia de uma instituição privada de Goiás. Resultados: A caracterização do perfil demográfico e acadêmico dos participantes identificou que a maioria do corpo docente é do sexo feminino, com idade média de 42,56±7,32 anos, natural de Goiânia, sendo Goiás o estado de origem. Identificou-se que aspectos relevantes da estrutura física, matriz curricular e metodologias de ensino necessitam de modificaçõe, e foram identificados pontos considerados como facilitadores e dificultadores do processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: Os professores consideram que o curso apresenta boas condições no ambiente educacional porém, apontam a necessidade de melhorias tanto na estrutura física quanto nos equipamentos, além da atualização da matriz curricular. Observou-se que os modelos de metodologias são de cunho ativo e tradicional, empregados na práxis dos docentes, os aspectos considerados como facilitadores da aprendizagem, foram citadas: as metodologias ativas; a adequação da infraestrutura; o perfil do aluno, colaborativo e interessado; o bom relacionamento profissional entre aluno e professor; a adequação às novas tecnologias. Como dificultadores: as metodologias tradicionais; infraestrutura precária, como a falta de acesso à rede de internet de qualidade e as salas pequenas para o número de alunos; e falta de interesse por parte dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.degree.graduationFisioterapiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Gabriella_neves.pdf348,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador