PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Preconceito contra diversidade sexual e de gênero entre estudantes do curso de fisioterapia
Título(s) alternativo(s): Preconceito contra diversidade sexual e de gênero
Autor(es): Santos, Jeniffer Silva dos
Primeiro Orientador: Nascimento, Leonardo Lopes do
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Corrêa, Krislainy de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Leonardo Lopes do
metadata.dc.contributor.referee2: Cascalho, Lorena de Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Patricia Leite Alvares
Resumo: Introdução: O preconceito contra a diversidade sexual e de gênero fomenta em atitudes discriminativas em ambientes de educação e prática em saúde, perpetuando vulnerabilidades enfrentadas por aqueles que se encontram fora dos padrões normativos da sociedade. Objetivo: investigar a existência de preconceito contra diversidade sexual e de gênero em estudantes do curso de fisioterapia de uma universidade privada da capital de Goiás. Métodos: trata-se de um estudo transversal descritivo realizado com acadêmicos do curso de fisioterapia de uma universidade privada. Após assegurados os aspectos éticos, os estudantes responderam a um formulário online, que contava com um questionário sociodemográfico e a Escala de Preconceito contra Diversidade Sexual e de Gênero Revisada (EPDSG-R). Resultados: a amostra final foi composta por 135 acadêmicos do curso de fisioterapia, predominantemente do gênero feminino (86,8%), pertencentes a orientação heterossexual (87,4%), brancos (45,9%) com idade média de 22,7 ± 5,8 anos, católicos (46,3%) e que nunca escutaram sobre a temática diversidade sexual e de gênero dentro da instituição (73,1%). O maior índice de preconceito foi encontrado no item “preferiria que meus filhos fossem heterossexuais” (64,4%), o segundo e terceiro maiores percentuais foram relacionados aos itens “sexo entre dois homens é totalmente errado” (35,8%) e “eu iria a um bar frequentado por travestis” (35,1%). Conclusão: existe preconceito contra diversidade sexual e de gênero entre os estudantes do curso de fisioterapia e falta abordagem sobre a temática dentro da universidade, fatores que podem repercutir em despreparo técnico-científico e humanizado aos futuros profissionais da saúde em relação às minorias sexuais e de gênero.
Abstract: Introduction: Prejudice against sexual and gender diversity encourages discriminatory attitudes in health education and practice environments, perpetuating vulnerabilities faced by those who are outside of the social norms. Objective: to investigate the existence of prejudice against sexual and gender diversity among students of the physiotherapy course at a private university in the capital of Goiás. Methods: this is a descriptive cross-sectional study carried out with physiotherapy students at a private university. After ensuring the ethical aspects, the students answered an online form, which included a sociodemographic questionnaire and the revised version of Scale of Prejudice Against Sexual and Gender Diversity (PASGD). Results: the final sample consisted of 135 students from the physiotherapy course, predominantly women (86,8%), heterosexual individuals (87,4%), white people with an average age of 22,7 ± 5.8 years (45,9%), catholics (46,3%) and those who had never heard about sexual and gender diversity within the institution (73,1%). The highest rate of prejudice was found in the item “I would prefer my children to be heterosexual” (64,4%), the second and third highest percentages were related to the items “sex between two men is totally wrong” (35,8%) and “I would go to a bar frequented by transvestites” (35,1%). Conclusion: there is prejudice against sexual and gender diversity among students of the physiotherapy course and there is a lack of an approach to the subject within the university, factors that may have repercussions in technical scientific and humanized unpreparedness of future health professionals in relation to sexual and gender minorities.
Palavras-chave: Preconceito
Diversidade sexual e de gênero
Estudantes
Fisioterapia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4840
Data do documento: 7-Dez-2022
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