PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jeniffer Silva dospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-08T21:24:08Z-
dc.date.available2022-12-08T21:24:08Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4840-
dc.description.abstractIntroduction: Prejudice against sexual and gender diversity encourages discriminatory attitudes in health education and practice environments, perpetuating vulnerabilities faced by those who are outside of the social norms. Objective: to investigate the existence of prejudice against sexual and gender diversity among students of the physiotherapy course at a private university in the capital of Goiás. Methods: this is a descriptive cross-sectional study carried out with physiotherapy students at a private university. After ensuring the ethical aspects, the students answered an online form, which included a sociodemographic questionnaire and the revised version of Scale of Prejudice Against Sexual and Gender Diversity (PASGD). Results: the final sample consisted of 135 students from the physiotherapy course, predominantly women (86,8%), heterosexual individuals (87,4%), white people with an average age of 22,7 ± 5.8 years (45,9%), catholics (46,3%) and those who had never heard about sexual and gender diversity within the institution (73,1%). The highest rate of prejudice was found in the item “I would prefer my children to be heterosexual” (64,4%), the second and third highest percentages were related to the items “sex between two men is totally wrong” (35,8%) and “I would go to a bar frequented by transvestites” (35,1%). Conclusion: there is prejudice against sexual and gender diversity among students of the physiotherapy course and there is a lack of an approach to the subject within the university, factors that may have repercussions in technical scientific and humanized unpreparedness of future health professionals in relation to sexual and gender minorities.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectDiversidade sexual e de gêneropt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.titlePreconceito contra diversidade sexual e de gênero entre estudantes do curso de fisioterapiapt_BR
dc.title.alternativePreconceito contra diversidade sexual e de gêneropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Leonardo Lopes dopt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0471-9373pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4338434280198023pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Corrêa, Krislainy de Sousapt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8150-4582pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231180941258607pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Leonardo Lopes dopt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0471-9373pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4338434280198023pt_BR
dc.contributor.referee2Cascalho, Lorena de Andradept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2810915089337301pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Patricia Leite Alvarespt_BR
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6824-7654pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5859011402550546pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O preconceito contra a diversidade sexual e de gênero fomenta em atitudes discriminativas em ambientes de educação e prática em saúde, perpetuando vulnerabilidades enfrentadas por aqueles que se encontram fora dos padrões normativos da sociedade. Objetivo: investigar a existência de preconceito contra diversidade sexual e de gênero em estudantes do curso de fisioterapia de uma universidade privada da capital de Goiás. Métodos: trata-se de um estudo transversal descritivo realizado com acadêmicos do curso de fisioterapia de uma universidade privada. Após assegurados os aspectos éticos, os estudantes responderam a um formulário online, que contava com um questionário sociodemográfico e a Escala de Preconceito contra Diversidade Sexual e de Gênero Revisada (EPDSG-R). Resultados: a amostra final foi composta por 135 acadêmicos do curso de fisioterapia, predominantemente do gênero feminino (86,8%), pertencentes a orientação heterossexual (87,4%), brancos (45,9%) com idade média de 22,7 ± 5,8 anos, católicos (46,3%) e que nunca escutaram sobre a temática diversidade sexual e de gênero dentro da instituição (73,1%). O maior índice de preconceito foi encontrado no item “preferiria que meus filhos fossem heterossexuais” (64,4%), o segundo e terceiro maiores percentuais foram relacionados aos itens “sexo entre dois homens é totalmente errado” (35,8%) e “eu iria a um bar frequentado por travestis” (35,1%). Conclusão: existe preconceito contra diversidade sexual e de gênero entre os estudantes do curso de fisioterapia e falta abordagem sobre a temática dentro da universidade, fatores que podem repercutir em despreparo técnico-científico e humanizado aos futuros profissionais da saúde em relação às minorias sexuais e de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.degree.graduationFisioterapiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PRECONCEITO CONTRA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO ENTRE ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA.pdf252,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador