PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4743
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do AASI em escolares com perda leve para a alfabetização
Autor(es): Alencar, Ana Carolina Oliveira
Primeiro Orientador: Marques, Eliana Souza da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Mileo, Maione Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcia Loures
Resumo: RESUMO. Introdução: A alfabetização é um dos processos mais importantes da vida, pois é nesse período que o ser humano aprende mais uma forma de se comunicar com o mundo. Com isso, uma perda auditiva de grau leve pode causar danos durante essa aquisição da comunicação na alfabetização. Objetivo: Investigar a perda auditiva leve em crianças que se encontram no processo de alfabetização, levando em conta os benefícios do aparelho auditivo para os mesmos e a atuação fonoaudiológica nesse período. Método: O presente estudo consiste em pesquisa qualiquantitativa, do tipo revisão integrativa, com levantamento bibliográfico em língua portuguesa, e teve como procedimentos e instrumentos para coleta de dados periódicos indexados em: Scielo; Bireme; Lilacs e Medline, que se encontravam no período de 2011 a 2021. Os critérios de análise foram realizados por meio de levantamento de pesquisas que investigaram as dificuldades que uma perda auditiva leve pode trazer para crianças no período de alfabetização. Os critérios de exclusão foram, artigos que não se encontravam na data estabelecida e que não concordavam com o objetivo estabelecido pelo estudo. Resultados e discussão: Os resultados foram divididos em 6 tabelas usando os critérios de análise para a seleção das pesquisas, em seguida foi realizada a discussão dos assuntos abordados. Conclusão: Conclui-se que a criança que possui a perda auditiva leve no seu processo de ensino-aprendizagem precisa de indicação do AASI, pois os benefícios trazidos são comprovadamente eficazes, bem como, a constatação da atuação da fonoaudiologia num contexto onde pais e professores precisam de orientações e as crianças de acompanhamento dos problemas de aprendizagem na alfabetização por consequência da perda auditiva leve.
Palavras-chave: Perda auditiva leve
Perda auditiva e aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4743
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Ana Carolina O Alencar.pdf228,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador