PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atuação fonoaudiológica nas dificuldades de aprendizagem em escolares nos anos iniciais do ensino fundamental: revisão integrativa
Autor(es): Oliveira, Miria Rodrigues de
Primeiro Orientador: Marques, Eliana Souza da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Sandra de Freitas Paniago
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Lucy Jane
Resumo: RESUMO: Introdução: observa se um aumento de escolares com dificuldade de aprendizagem no processo de desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita, nos anos inicias do ensino fundamental. Mediante o fato um dos profissionais habilitados para intervir nestas dificuldades é o fonoaudiólogo. Desse modo, a identificação das dificuldades de aprendizagem deve acontecer na escola com ajuda desse profissional reconhecido pela sua formação. Para este trabalho considerou-se as dificuldades de aprendizagem como uma problemática social que perpassa questões políticas, educacionais, socioeconômicas e culturais Objetivo: analisar a atuação fonoaudiológica nas dificuldades de aprendizagem em escolares nos anos iniciais do ensino fundamental. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com estudo qualitativo e quantitativo que teve como procedimentos e instrumentos para coleta de dados a busca de periódicos indexados em bases de dados. Os artigos foram do período de 2018 a 2022, com os critérios de nome(s) do(s) autor (es), data e ano de publicação, discussão sobre o tema da pesquisa e sejam de língua portuguesa e atuação do fonoaudiólogo na pesquisa Resultados e Discussão: Foram inclusos 6 artigos para organização dos resultados, os dados foram dispostos em tabelas nos quais foram estabelecido o tipo de pesquisa, área de atuação dos autores das pesquisas, ano de publicação, UF, descrição da atuação fonoaudiológica. Conclusão: por meio deste estudo, pode-se perceber que o campo da fonoaudiologia educacional nos anos iniciais do ensino fundamental com alunos com dificuldades de aprendizagem mostra-se possível, extenso e aberto. Sua atuação na promoção desses alunos depende diretamente da parceria entre escola e fonoaudiólogo, além da parceria entre fonoaudiólogos, educadores e pais.
Abstract: ABSTRACT: Introduction: there is an increase in students with learning difficulties in the process of developing oral, reading and writing language in the early years of elementary school. Due to the fact, one of the professionals qualified to intervene in such difficulties is the speech therapist. In this way, the identification of learning difficulties must happen at school with the help of this professional recognized for their training. For this work, learning difficulties were considered as a social problem that permeates political, educational, socioeconomic and cultural issues. Objective: to analyze the importance of educational speech therapy in the early years of elementary school. Method: This is an integrative review study from the literature, with a qualitative and quantitative study that had as procedures and instruments for data collection the search for journals indexed in databases. The articles were from 2018 to 2022, with the criteria of name(s) of the author(s), date and year of publication, discussion on the research topic and are Portuguese and speech therapist performance in the research. Results and Discussion: Six articles were included to organize the results and the data were arranged in tables in which the type of research, area of work of the research authors, year of publication, FU, description of speech therapy work were established. Conclusion: through this study, it can be seen that the field of educational speech therapy in the early years of elementary school with students with learning difficulties is possible, extensive and open. Its performance in promoting these students depends directly on the partnership between school and speech therapist, in addition to the partnership between speech therapists, educators and parents.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Fonoaudiologia educacional
Dificuldade de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4742
Data do documento: 17-Jun-2022
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