PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prevenção de quedas em crianças nos serviços de saúde: revisão integrativa
Autor(es): Silva, Anna Lyra Luso de
Primeiro Orientador: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Andreia Gontijo da Silva
Resumo: Introdução: Todos os usuários dos serviços de saúde estão sujeitos aos riscos assistenciais. As quedas em um estudo realizado no Brasil de 2014-2018 foi o 3º evento adverso mais notificado pelos serviços de saúde, estando relacionadas ao paciente e/ou ao ambiente. Neste contexto, pesquisas identificaram queda de crianças em serviços de saúde devido a falhas que poderiam ter sido evitadas. Objetivos: Caracterizar, com base na literatura científica, a prevalência de queda de pacientes pediátricos durante internações, as principais causas e a adesão ao protocolo de prevenção de queda de crianças. Método: Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa, a coleta de dados foi realizado nas seguintes bases de dados: BVS, SciELO e Medline via PubMed, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headings (DeCS/MeSH): Criança* OR Pediatria AND Queda AND Hospital; Pediatrics AND Accidental Falls. Incluiu artigos publicados no período de 2013 a 2021 disponíveis com textos completos e que respondiam as questões de pesquisa. Os critérios de exclusão foram: teses, dissertações, artigos de revisão de literatura, artigos duplicados, não estão relacionados com tema do estudo e além do período de publicação estabelecido. Resultados: Foram incluídos na revisão 8 artigos, os quais foram sintetizados e categorizados conforme: prevalência de quedas, causas de quedas e médicas preventivas utilizadas. Os principais resultados foram: a prevalência de quedas foi de 9,9 quedas por 1000 pacientes admitidos, 54% das quedas ocorreram entre meninos, 46% das quedas ocorreram com pacientes >1 ano a < 5 anos; as causas de queda mais frequentes foram: ausência de leitos adequados para o tamanho da criança, práticas inseguras de profissionais, descuido ou desatenção do acompanhante; as principais medidas preventivas identificadas foram: uso de escalas adaptadas a pediatria para avaliação de risco de queda, uso de recursos midiáticos para educação em saúde dos profissionais, uso de Instrumento de Prevenção de Quedas na Pediatria conforme avaliação dos domínios de competências estabelecidos pelo Developing Competencies and Profissional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe (CompHP), orientações para a colaboração dos acompanhantes na prevenção de queda. Conclusão: nota-se que as quedas pediátricas podem ocorrer por diversas causas, sendo um fator preocupante, devido algumas quedas serem consideradas parte do desenvolvimento. No entanto, na maioria dos casos identificados, este tipo de EA poderia ser evitado com a utilização de ferramentas que preveem e sinalizam este risco, como o uso de escalas de avaliação de risco de queda em pediatria. No Brasil, não há padronização de escalas e protocolos para a faixa etária pediátrica, o que resulta em uso de escalas de avaliação para adultos sendo adaptada para pediatria. Por conseguinte, devem ser utilizados medidas preventivas, conforme as necessidades apresentadas pela faia etária pediátrica e uso de recursos para sensibilização da contribuição dos acompanhantes durante a internação.
Palavras-chave: Acidentes por quedas
Pediatria
Prevenção de queda
Escala de risco de queda
Segurança do paciente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4731
Data do documento: 13-Jun-2022
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