PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4705
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Breve análise dos reflexos da Lei 13.491/17 na justiça militar estadual em Goiás
Autor(es): Gonçalves, Jôve Rafael
Primeiro Orientador: Fleischer, Frederico Gustavo
metadata.dc.contributor.referee1: Lourenço, Cláudia Luiz
Resumo: A partir do advento da lei 13.491 de 2017, a competência da Justiça Militar para processar e julgar diversos tipos penais, foram ampliados. Nesse contexto, esse trabalho tem como finalidade analisar os reflexos da lei 13.491/17, referentes a Justiça Militar Estadual do Estado de Goiás, considerando as possíveis consequências em processos anteriores a lei, como em casos ocorridos posterior a vigência da lei. A metodologia utilizada foi o levantamento documental, principal suporte para esta pesquisa, realizada por meio de consulta em legislações, livros e artigos científicos atinentes ao tema estudado. De forma específica foi realizada consulta no site do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, com intuito de acessar as decisões dos juízes de varas criminais e do juízo da Auditoria Militar do Estado de Goiás. Os estudos de casos apresentados demonstraram o efeito processual que a Lei 13.491/17 provocou na competência para julgamento de ações envolvendo crimes praticados por militares estaduais, na extinção de punibilidade pela prescrição do crime de abuso de autoridade, conforme lei anterior, decretada pelo Juiz da Auditoria, e, que a orientação contida na Nota Técnica 01/2018 MPGO, foi observada nos dois sentidos (constitucionalidade ou não da Lei 13.491/17) pelos membros do Ministério Público do Estado de Goiás. O tema Justiça Militar estadual revela-se pertinente, sendo necessário a continuidade do estudo, visto que os agentes militares estaduais são a maior classe de agentes da Segurança Pública, além de serem os que mais devem zelar pela garantia dos Direitos Fundamentais.
Palavras-chave: Justiça militar estatual
Competência
Crime militar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4705
Data do documento: 26-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
trabalho JOVE RAFAEL GONÇALVES.pdf169,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador