PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4704
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MEDIAÇÃO NA RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS FAMILIARES: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA NO ESTADO DE GOIÁS
Autor(es): Fernandes, Itailana Bueno
Primeiro Orientador: Fleischer, Frederico Gustavo
metadata.dc.contributor.referee1: Fleischer, Frederico
metadata.dc.contributor.referee2: Finotti, Iza
Resumo: Pretende-se apresentar neste artigo, uma forma de resolução de conflitos mais pacificadora, no estudo em questão, decorrerá como a mediação é um recurso importante no direito, é uma representação pacífica da resolução dos conflitos, e em foco, serão analisados dentro do direito familiar. O objetivo resume-se na pesquisa da possibilidade de utilização da mediação como método consensual de solução de conflitos familiares, deste modo, será explicado como funciona o processo da mediação e sua aplicação no processo judicial de família, quais são as suas vantagens para agregar como meio essencial nas resoluções de conflitos familiares. A análise é importante para a sociedade brasileira, pelo seu impacto, e pela mudança na forma de como solucionar os conflitos interpessoais. Historicamente, a sociedade vê o processo judicial, como a única forma de solução na resolução dos conflitos, e esse artigo tem como objetivo demonstrar que existe outra forma mais adequada e menos desgastante de lidar com os conflitos familiares, e que pode ser impulsionada pela própria pessoa. Portanto, concluiu-se que a mediação representa o meio mais adequado para a solução dos conflitos familiares, visto que nesse método é um recurso ao diálogo entre o grupo familiar, podendo ser menos desgastante, e mais rápido, é uma representação pacífica da resolução de conflitos interpessoais. E neste sentido, este trabalho deverá contribuir para a amplificação efetiva do conhecimento acadêmico diante de um tema tão relevante para a sociedade brasileira e mais precisamente para o Estado de Goiás.
Palavras-chave: Mediação. Resolução de Conflitos. Família. Direito das Famílias. Método Consensual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4704
Data do documento: 7-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
trabalho itailana bueno fernandes.pdf689,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador