Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4703
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação física escolar no ensino médio na rede pública: a falta de motivação para a sua prática |
Autor(es): | Reis, Flanklen Rhaniel Machado dos |
Primeiro Orientador: | Frausino, Neusa Maria Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Sônia de Jesus da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Maria Zita |
Resumo: | Este estudo tem como tema: Educação Física Escolar no Ensino Médio na rede pública: A falta de motivação para à sua prática, abordando fatores que estão contribuindo para evasão e desinteresse pela educação física escolar, onde o professor, aluno e escolas se encaixam nesse problema. Fatores esses que estão contribuindo de forma negativa até hoje para uma desvalorização na educação física escolar, do professor de educação física e da disciplina dentro da grade curricular das escolas. Principalmente nessa fase do Ensino Médio que é uma fase crucial dos estudantes que estão em processo de transição e transformação da adolescência para a vida adulta. Tem como objetivo geral identificar os principais fatores da falta de motivação dos estudantes do Ensino Médio para à prática nas aulas de Educação Física na rede pública. O caminho metodológico foi uma pesquisa realizada com estudo de análise bibliográfica. Os resultados revelaram baixa prevalência do estilo de autodeterminação motivacional. Deveria ter uma maior variedade nos conteúdo a serem ensinados, além de uma maior conscientização para a importância de cuidar do corpo, de maneira que a responsabilidade frente à estudantes tenha um caráter amplo, fazendo parte de toda a comunidade escolar e não unicamente do professor e sua metodologia. Revelaram também que os principais aspectos motivacionais dos alunos para a prática de Educação Física, estão relacionados às categorias, habilidades, amigos e equipes. E que a falta de exercícios de fundamentos para as modalidades esportivas e a falta de outras opções de atividades também causam desmotivação nós alunos. Outro fator importante encontrado na pesquisa é a falta de significação e de atribuição da importância atribuída para a Educação Física. |
Palavras-chave: | Educação física escolar Motivação Ensino médio School physical education Motivation High school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4703 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA VERSÃO FINAL- FLAKLEN (1).pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador