PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4703
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação física escolar no ensino médio na rede pública: a falta de motivação para a sua prática
Autor(es): Reis, Flanklen Rhaniel Machado dos
Primeiro Orientador: Frausino, Neusa Maria Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Sônia de Jesus da
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Maria Zita
Resumo: Este estudo tem como tema: Educação Física Escolar no Ensino Médio na rede pública: A falta de motivação para à sua prática, abordando fatores que estão contribuindo para evasão e desinteresse pela educação física escolar, onde o professor, aluno e escolas se encaixam nesse problema. Fatores esses que estão contribuindo de forma negativa até hoje para uma desvalorização na educação física escolar, do professor de educação física e da disciplina dentro da grade curricular das escolas. Principalmente nessa fase do Ensino Médio que é uma fase crucial dos estudantes que estão em processo de transição e transformação da adolescência para a vida adulta. Tem como objetivo geral identificar os principais fatores da falta de motivação dos estudantes do Ensino Médio para à prática nas aulas de Educação Física na rede pública. O caminho metodológico foi uma pesquisa realizada com estudo de análise bibliográfica. Os resultados revelaram baixa prevalência do estilo de autodeterminação motivacional. Deveria ter uma maior variedade nos conteúdo a serem ensinados, além de uma maior conscientização para a importância de cuidar do corpo, de maneira que a responsabilidade frente à estudantes tenha um caráter amplo, fazendo parte de toda a comunidade escolar e não unicamente do professor e sua metodologia. Revelaram também que os principais aspectos motivacionais dos alunos para a prática de Educação Física, estão relacionados às categorias, habilidades, amigos e equipes. E que a falta de exercícios de fundamentos para as modalidades esportivas e a falta de outras opções de atividades também causam desmotivação nós alunos. Outro fator importante encontrado na pesquisa é a falta de significação e de atribuição da importância atribuída para a Educação Física.
Palavras-chave: Educação física escolar
Motivação
Ensino médio
School physical education
Motivation
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4703
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA VERSÃO FINAL- FLAKLEN (1).pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador