PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4694
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A origem de um criminoso: fatores sociais que influenciam na formação do agente no mundo do crime
Autor(es): Souza, Cristiane Pereira de
Primeiro Orientador: Santis, Paula Ramos Nora de
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Pamôra Mariz Silva de
Resumo: O presente Artigo tem como escopo compreender os fatores relacionados à atuação do sujeito criminoso dentro de uma influência social e, em seguida, analisou os fatores sociais. Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas que forneceram um estudo teórico, embasado na doutrina e jurisprudência, bem como também no uso de outros dispositivos científicos. O método científico que imperou para uma melhor compreensão acerca do tema foi o método dedutivo. Os capítulos foram divididos em três, no primeiro capítulo foi desenvolvido o paralelo do crime, com a conceituação do artigo 1º do Código Penal, e a origem do criminoso, falou-se também sobre a criminologia, que é a ciência que estuda o crime e o criminoso. Num segundo momento procurou desenvolver sobre os fatores sociais, e abordou tais fenômenos: pobreza, fome, desemprego, desigualdade social e o sistema prisional. No terceiro e último capítulo procurou demonstrar os fatores (in) determinantes para o crime, onde falou-se sobre o Estado e o poder aquisitivo na influência do delito, neste mesmo capítulo discorreu-se também sobre crimes de colarinho banco, fazendo assim uma diferenciação nos crimes cometidos por pessoas ricas e de alto poder aquisitivo, com pessoas de classe inferior. Podendo assim ser concluído, que os fatores sociais influenciam no desenvolvimento do caráter criminoso do cidadão, bem como no cometimento e continuidade dos crimes.
Palavras-chave: Crime
Sociedade
Agente criminoso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4694
Data do documento: 29-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
A ORIGEM DE UM CRIMINOSO - Cristiane Pereira de Souza.pdf454,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador