PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4693
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Balão intragástrico e liraglutida no manejo da síndrome metabólica
Autor(es): Silva, Vitória Pereira de
Primeiro Orientador: Caldeira, Luciana Morelli
metadata.dc.contributor.referee1: Blanch, Graziela Torres
Resumo: Introdução: a síndrome metabólica é uma entidade clínica que possui definições de diversas organizações, porém os critérios da IDF e NCEP-ATP III são os mais utilizados, onde é necessário apresentar três dos cinco componentes a seguir: circunferência da cintura (CC) superior a 88cm para mulheres, e superior a 102cm para homens; pressão arterial sistólica 130 e/ou pressão arterial diastólica 85 mmHg; triglicérides igual ou maior que 150mg/dl; HDL-colesterol <40 mg/dl em homens e <50 mg/dl em mulheres; glicemia alterada (110 mg/dl) ou diagnóstico de Diabetes; sendo esse alterado após revisão de 2005 e passando para o valor maior ou igual a 100 mg/dl, perante a recomendação da American Diabetes Association (ADA). Dentre as ferramentas utilizadas no tratamento da obesidade, buscou-se avaliar os efeitos da liraglutida e do balão intragástrico nos pacientes portadores de síndrome metabólica. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura, utilizando as plataformas de dados Pubmed, Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde, LILACS e MedLine, entre 2016 e 2021” em `inglês, português e espanhol”. Foram encontrados 43 artigos, restando, após análise, 11 referências .Resultados e conclusão:Ao analisar os artigos selecionados, identificamos que há estudos que ratificam a eficácia desses dois dispositivos no manejo da síndrome metabólica, cada um com suas especificidades e modos distintos de atuação. Foi percebido é que houve pouca relação dos instrumentos estudados diretamente com a SM, dirigindo-se porém, a uma comorbidade específica, como DM2 e obesidade. não é racional dizer qual dispositivo é melhor para a SM, pois como foi discorrido, cada paciente possui seu perfil, necessidades e particulares a serem atendidos. No entanto, a liraglutida evidenciou uma atuação mais abrangente no organismo humano por mimetizar um hormônio de importante atuação no aparelho digestivo e em outros sistemas orgânicos, refletindo-se em melhorias nos diferentes critérios analisados para o diagnóstico. O balão intragástrico também mostrou uma atuação positiva, porém com resultados e atuações limitadas, com maior enfoque na perda de peso, que consequentemente em conjunto com melhoras no hábito de vida, reflita de forma positiva nos valores dos triglicérides, HDL-c, e glicemia de jejum, corroborando assim, a melhora do quadro sindrômico.
Palavras-chave: Liraglutida
Balão intragástrico
Síndrome metabólica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4693
Data do documento: 27-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC3 Micaelly e Vitoria correcao para revista.docx86,93 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador