PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Jornalismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/469
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Imagem do jornalista no cinema
Título(s) alternativo(s): The jornalist image on the cinema
Autor(es): Gonçalves, Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros
Primeiro Orientador: Rosenzweig, Patrícia Quitero
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Eliani de Fátima Covem
metadata.dc.contributor.referee2: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso foi a pesquisa, o planejamento e a produção do vídeo documentário A imagem do jornalista no cinema. O filme teve como objetivo mostrar como a indústria cinematográfica retrata a imagem do profissional jornalista no século XX e no século XXI, dando enfoque em uma imagem do jornalista como herói versus uma imagem do jornalista como vilão. Durante 19 minutos e 20 segundos, esta dinâmica é explorada com a ajuda de entrevistas, uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e cenas fílmicas que explicitam o raciocínio criado. Durante a confecção do trabalho, consultando autores como Bill Nichols (2007), Stella Senra (1997), Fernando Mascarello (2006), Eduardo Coutinho (2007), Fernão Pessoas Ramos (2008), etc, foi possível perceber essa imagem não representa uma mudança ou uma evolução em como os filmes veem o jornalista, mas sim um reflexo de todas as facetas que o profissional do jornalismo pode ter e que, às vezes, resultam em estereótipos que colocam em cheque questões cruciais como a ética profissional do jornalista, seus valores, suas vaidades e a sua postura de distanciamento diante dos fatos.
Abstract: This Course Conclusion Work was the research, planning and production of the documentary video The image of the journalist in cinema. The film aimed to show how the film industry portrays the image of the professional journalist in the 20th and 21st centuries, focusing on an image of the journalist as a hero versus an image of the journalist as a villain. During 19 minutes and 20 seconds, this dynamic is explored with the help of interviews, a bibliographic research on the subject and filmic scenes that explain the reasoning created. During the making of the work, consulting authors such as Bill Nichols (2007), Stella Senra (1997), Fernando Mascarello (2006), Eduardo Coutinho (2007), Fernão Persons Ramos (2008), etc., it was possible to notice that this image does not represent a change or an evolution in how the films see the journalist, but rather a reflection of all the facets that the professional of the journalism can have and that, sometimes, result in stereotypes that put in check crucial questions like the professional ethics of the journalist, his values, their vanities and their distance from the facts.
Palavras-chave: Vídeo documentário
Jornalismo
Cinema
Imagem
Postura ética
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::VIDEODIFUSAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/469
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Eduarda Panza-2.pdfEste Trabalho de Conclusão de Curso foi a pesquisa, o planejamento e a produção do vídeo documentário A imagem do jornalista no cinema. O filme teve como objetivo mostrar como a indústria cinematográfica retrata a imagem do profissional jornalista no século XX e no século XXI, dando enfoque em uma imagem do jornalista como herói versus uma imagem do jornalista como vilão. Durante 19 minutos e 20 segundos, esta dinâmica é explorada com a ajuda de entrevistas, uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e cenas fílmicas que explicitam o raciocínio criado. Durante a confecção do trabalho, consultando autores como Bill Nichols (2007), Stella Senra (1997), Fernando Mascarello (2006), Eduardo Coutinho (2007), Fernão Pessoas Ramos (2008), etc, foi possível perceber essa imagem não representa uma mudança ou uma evolução em como os filmes veem o jornalista, mas sim um reflexo de todas as facetas que o profissional do jornalismo pode ter e que, às vezes, resultam em estereótipos que colocam em cheque questões cruciais como a ética profissional do jornalista, seus valores, suas vaidades e a sua postura de distanciamento diante dos fatos. Palavras-Chave: vídeo documentário; jornalismo; cinema; dualidade; postura ética.2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Documentario A imagem do jornalista no cinema - Maria Eduarda Panza.mp4Ficha Técnica do Filme Nome: A imagem do jornalista no cinema Gênero: Documentário Duração: 22'55'' Ano de Produção: 2020 Nome Completo dos Estudantes: Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros Gonçalves Direção: Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros Gonçalves Roteiro: Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros Gonçalves Elenco: Gabriela Macêdo, Lisandro Nogueira e Yanka Araújo Produção: Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros Gonçalves Edição/Montagem: Rodrigo Mateus de Araujo Sinopse do filme A imagem do jornalista no cinema é um documentário de fins acadêmicos dirigido, narrado e produzido pela aluna Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros Gonçalves da PUC Goiás como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo; cujo personagem principal é o profissional jornalista dentro da indústria cinematográfica. O documentário foca na representação da imagem do jornalista dentro do cinema de ficção, utilizando 4 filmes como por exemplo: Montanha dos Sete Abutres (1951), Todos os Homens do Presidente (1976), O Abutre (2014) e Spo1,44 GBUnknownVisualizar/Abrir
_Autorização Repositório TCC Maria Eduarda.docxAutorização Repositório TCC Maria Eduarda Panza213,32 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador