Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/469
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-11T21:48:17Z | - |
dc.date.available | 2020-12-11T21:48:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/469 | - |
dc.description.abstract | This Course Conclusion Work was the research, planning and production of the documentary video The image of the journalist in cinema. The film aimed to show how the film industry portrays the image of the professional journalist in the 20th and 21st centuries, focusing on an image of the journalist as a hero versus an image of the journalist as a villain. During 19 minutes and 20 seconds, this dynamic is explored with the help of interviews, a bibliographic research on the subject and filmic scenes that explain the reasoning created. During the making of the work, consulting authors such as Bill Nichols (2007), Stella Senra (1997), Fernando Mascarello (2006), Eduardo Coutinho (2007), Fernão Persons Ramos (2008), etc., it was possible to notice that this image does not represent a change or an evolution in how the films see the journalist, but rather a reflection of all the facets that the professional of the journalism can have and that, sometimes, result in stereotypes that put in check crucial questions like the professional ethics of the journalist, his values, their vanities and their distance from the facts. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vídeo documentário | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Postura ética | pt_BR |
dc.title | A Imagem do jornalista no cinema | pt_BR |
dc.title.alternative | The jornalist image on the cinema | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rosenzweig, Patrícia Quitero | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0838-7014 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4863102169942326 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Queiroz, Eliani de Fátima Covem | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9965219223087021 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bueno, Murilo Gabriel Berardo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4875663105993673 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso foi a pesquisa, o planejamento e a produção do vídeo documentário A imagem do jornalista no cinema. O filme teve como objetivo mostrar como a indústria cinematográfica retrata a imagem do profissional jornalista no século XX e no século XXI, dando enfoque em uma imagem do jornalista como herói versus uma imagem do jornalista como vilão. Durante 19 minutos e 20 segundos, esta dinâmica é explorada com a ajuda de entrevistas, uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e cenas fílmicas que explicitam o raciocínio criado. Durante a confecção do trabalho, consultando autores como Bill Nichols (2007), Stella Senra (1997), Fernando Mascarello (2006), Eduardo Coutinho (2007), Fernão Pessoas Ramos (2008), etc, foi possível perceber essa imagem não representa uma mudança ou uma evolução em como os filmes veem o jornalista, mas sim um reflexo de todas as facetas que o profissional do jornalismo pode ter e que, às vezes, resultam em estereótipos que colocam em cheque questões cruciais como a ética profissional do jornalista, seus valores, suas vaidades e a sua postura de distanciamento diante dos fatos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::VIDEODIFUSAO | pt_BR |
dc.relation.references | DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e Técnicas de Pesquisa de Comunicação. São Paulo, Atlas (2005); FONTENELLE, André. Metodologia científica: como definir os tipos de pesquisa do seu TCC? 2017. Disponível em: <https://andrefontenelle.com.br/tipos-de-pesquisa/>. Acesso em: 19/05/2020; FROCHTENGARTEN, Fernando. A entrevista como método: uma conversa com Eduardo Coutinho. 20 de dezembro de 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65642009000100008&script=sci_abstract&tlng=pt>; Acesso em: 23/09/2020 KOVATCH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os Elementos do Jornalismo: o que o público deve saber e o público exigir. Lapa, Geração Editorial (2004); MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. São Paulo, Papirus (2006); NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário, 2ª Edição, Campinas, Papirus (2007); OLIVEIRA, Adriano Messias De. Cinema e Nazismo - apontamentos sobre uma parceria nefasta. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveira-adriano-cinema-nazismo.pdf>. Acesso em: 14/04/2020. PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella; MORAES, Isabela Cristina Ramos. Cinema documentário, novos meios e formas: sobre os deslocamentos provocados pelo webdocumentário Out My Window. 14 de agosto de 2013. Disponível em: <http://doc.ubi.pt/14/analise_luiz_pereira.pdf>. Acesso em: 01/06/2020; RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal o que é documentário?. São Paulo, SENAC (2008); ROSENZWEIG, Patrícia; BERARDO, Rosa. Personalidades construídas no cinema documentário. Goiânia, Editora CRV (2019); SABADIN, Celso. A história do cinema para quem tem pressa. Rio de Janeiro, Editora Valentina (2018); SENRA, Stella. O Último Jornalista: Imagens de Cinema. São Paulo, Editora Estação Liberdade Ltda (1997); | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4387098222140462 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Publicidade e propaganda | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Jornalismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Eduarda Panza-2.pdf | Este Trabalho de Conclusão de Curso foi a pesquisa, o planejamento e a produção do vídeo documentário A imagem do jornalista no cinema. O filme teve como objetivo mostrar como a indústria cinematográfica retrata a imagem do profissional jornalista no século XX e no século XXI, dando enfoque em uma imagem do jornalista como herói versus uma imagem do jornalista como vilão. Durante 19 minutos e 20 segundos, esta dinâmica é explorada com a ajuda de entrevistas, uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e cenas fílmicas que explicitam o raciocínio criado. Durante a confecção do trabalho, consultando autores como Bill Nichols (2007), Stella Senra (1997), Fernando Mascarello (2006), Eduardo Coutinho (2007), Fernão Pessoas Ramos (2008), etc, foi possível perceber essa imagem não representa uma mudança ou uma evolução em como os filmes veem o jornalista, mas sim um reflexo de todas as facetas que o profissional do jornalismo pode ter e que, às vezes, resultam em estereótipos que colocam em cheque questões cruciais como a ética profissional do jornalista, seus valores, suas vaidades e a sua postura de distanciamento diante dos fatos. Palavras-Chave: vídeo documentário; jornalismo; cinema; dualidade; postura ética. | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Documentario A imagem do jornalista no cinema - Maria Eduarda Panza.mp4 | Ficha Técnica do Filme Nome: A imagem do jornalista no cinema Gênero: Documentário Duração: 22'55'' Ano de Produção: 2020 Nome Completo dos Estudantes: Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros Gonçalves Direção: Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros Gonçalves Roteiro: Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros Gonçalves Elenco: Gabriela Macêdo, Lisandro Nogueira e Yanka Araújo Produção: Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros Gonçalves Edição/Montagem: Rodrigo Mateus de Araujo Sinopse do filme A imagem do jornalista no cinema é um documentário de fins acadêmicos dirigido, narrado e produzido pela aluna Maria Eduarda Panza Hollanda Gueiros Gonçalves da PUC Goiás como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo; cujo personagem principal é o profissional jornalista dentro da indústria cinematográfica. O documentário foca na representação da imagem do jornalista dentro do cinema de ficção, utilizando 4 filmes como por exemplo: Montanha dos Sete Abutres (1951), Todos os Homens do Presidente (1976), O Abutre (2014) e Spo | 1,44 GB | Unknown | Visualizar/Abrir |
_Autorização Repositório TCC Maria Eduarda.docx | Autorização Repositório TCC Maria Eduarda Panza | 213,32 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador