PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4676
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O impacto do uso de kinesio taping em gestantes com lombalgia: revisão bibliográfica
Autor(es): Sousa, Larissa Barbosa de
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Basso Filho, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Marçal, Maryane Leandro Prudente
Resumo: Durante a gravidez ocorrem diversas adaptações físicas que são necessárias para o perfeito crescimento e desenvolvimento do feto. Em algumas mulheres, essa modificação causa dor e desconforto na coluna lombar. Objetivo: Analisar os efeitos da bandagem elástica, principalmente o uso da Kinesio Taping (KT), sobre as queixas de dor lombar em gestantes. Metodologia: A busca foi feita através das plataformas MedLine, LILACS, Pedro, PubMed e SciELO. A pesquisa foi realizada de fevereiro de 2021 até maio 2022. Foram incluídos artigos publicados em português, inglês e espanhol na íntegra, publicados e indexados nos referidos bancos de dados no período de 5 anos. Para a seleção final, foram incluídos 9 para compor a elaboração final. Resultados: 5 foram escolhidos por suas relevâncias em relação ao tema proposto. Desses 5 trabalhos, 1 retratou sobre o impacto da dor lombar em gestantes e quais seriam os métodos eficazes para melhora da algia, 1 fez colocações sobre a prevalência de dor lombar e pélvica nas gravidas, 1 expos sobre a influência da bandagem elástica Kinesio Taping na dor lombar e pélvica das gestantes, 1 estudou as formas de aplicação da Kinesio Taping como um recurso terapêutico a ser usado em casos de lombalgia em gestantes e 1 trouxe a informação sobre a eficácia da aplicação de Kinesio Taping no alívio da dor lombar em gestantes. Em todos os estudos citados acima, foi encontrado evidencias que apontam para o êxito do método da KT para melhora da dor lombar e pélvica nas gravidas. Conclusão: A KT mostra resultados positivos no tratamento em gestantes com lombalgia, entretanto devido à falta de embasamentos científicos há necessidade de elaborar mais estudos com maior relevância científica, que forneça dados mais precisos para uso das bandagens em gestantes com dores lombares.
Palavras-chave: Gestação
Lombalgia
Fisioterapia
Bandagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4676
Data do documento: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Larissa.pdf206,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador