PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4657
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência dos fatores transgeracionais no processo de amamentação
Autor(es): Sousa, Ludmylla Goncalves de
Primeiro Orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Andreia Gontijo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Isolina de Lourdes Rios
Resumo: INTRODUÇÃO: O Leite Materno (LM) é o único alimento que o bebê deve receber. Devido ser o alimento mais completo e fornecer todos os nutrientes que a criança precisa para o seu desenvolvimento nos seus primeiros meses. Entretanto, as fortes opiniões de familiares durante o processo de amamentação, principalmente com as primíparas, tem sido fator que influência direta e negativamente nesse momento de extrema importância para o desenvolvimento de uma pessoa. Esta foi a ideia inicial para elaboração do presente estudo. OBJETIVO: Descrever como os fatores transgeracionais interferem no processo de amamentação atualmente. ASPECTOS METODOLÓGICOS: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado em rede social. As participantes foram internautas participantes do perfil “resumou_enf”, no Instagram, pelo stories. Foi utilizada a caixa de perguntas e enquetes. As perguntas ficaram disponíveis durante 24 horas no dia 06/04/2022. Foram alcançadas 70 respostas. Entretanto, após a filtragem de acordo com o critério de inclusão e exclusão, totalizaram-se 58 respostas válidas para o presente estudo. RESULTADOS: No total foram 58 participantes, cuja maioria relatou sofrer interferências dos avós e/ou bisavós dos bebês durante o seu processo de amamentação. A maioria das participações foi de mulheres com idade acima de 27 anos, e com ensino superior. Os principais mitos, tabus e crenças que apareceram na pesquisa foram: “o leite do peito é fraco”, “se amamentar os peitos irão cair “, “precisa dar água e chá para complementar o leite do peito”, “o bebê sente sede e só o leite não mata sede”. Entretanto, na grande maioria das tentativas de interferências não se efetivaram. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ainda existem tentativas de interferências impostas no processo da amamentação, relativos a fatores transgeracionais, para algumas mulheres, fato que impõe a continuidade de ações de educação em saúde para reforçar, cada vez mais, os benefícios que o leite materno proporciona.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Desmame precoce
Rede de apoio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4657
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC INFLUÊNCIA DOS FATORES TRANSGERACIONAIS NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO.pdf237,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador