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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/465
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | OverPower: construção de um modelo de prototipagem para um jogo digital independente |
Autor(es): | Magaña, José Benjamin Aquino |
Primeiro Orientador: | Abadia, Fernando Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Eugênio Júlio Messala Cândido |
metadata.dc.contributor.referee2: | Centeno, Carmen Cecilia |
Resumo: | Este trabalho analisa os tipos de protótipos em conjunto com a realização de testes para sua validação, sendo que o intuito é de gerar um modelo de prototipagem para um jogo digital independente. A possibilidade de executar uma avaliação concreta antes de que o desenvolvimento seja iniciado levou à utilização desse modelo durante a fase inicial de produção do jogo. Foi feito um levantamento bibliográfico a respeito dos tipos de protótipos e testes, além de uma análise, considerando o escopo do jogo, para construção do modelo de prototipagem ideal. Este teve sua eficiência qualificada após sua aplicação para o conceito de um jogo de cartas colecionáveis, intitulado OverPower. O processo gerou dois protótipos distintos e realização de um total de 18 seções de testes. Os resultados obtidos indicaram um gradativo refinamento do Documento de Conceito a cada iteração do modelo de prototipagem. Assim gerou-se uma versão final com o conceito do jogo bem definido. Os testes presenciais propiciaram a coleta de relato dos usuários de forma íntegra. Por outro lado, foi possível identificar as limitações da aplicação de teste remoto para play test. Por fim se reconheceu as barreiras impostas por um jogo independente e como elas afetam o processo de prototipação. |
Abstract: | This work analyzes the types of prototypes conjoint with the performance of tests for their validation, and the intention is to generate a prototyping model for an independent digital game. The possibility of carrying out a concrete evaluation before the development is started led to the use of this model during the initial production phase of the game. A bibliographic survey was made about the types of prototypes and tests, in addition to an analysis, considering the scope of the game, to build the ideal prototyping model. This had its efficiency qualified after its application to the concept of a collectible card game, entitled OverPower. The process generated two distinct prototypes and a total of 18 test sections were carried out. The results obtained indicated a gradual refinement of the Concept Document at each iteration of the prototyping model. Thus, a final version was generated with a well-defined game concept. The face-to-face tests enabled the collection of reports from users in an integral way. On the other hand, it was possible to identify the limitations of the remote test application for play test. Finally, it was recognized the barriers imposed by an independent game and how they affect the prototyping process. |
Palavras-chave: | Prototipagem Jogo digital Teste Cartas colecionáveis Pré-produção |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::TEORIA DOS JOGOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Exatas e da Computação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/465 |
Data do documento: | 2-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciência da Computação |
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