PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4613
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Brincadeiras lúdicas como elemento de inclusão de crianças com deficiência no ambiente escolar
Título(s) alternativo(s): Playful games as an element of inclusion of children with disabilities in the school environment
Autor(es): Romano, Ricardo Jorge Alves
Primeiro Orientador: Silva, Andrea Cintia da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Marcelo de Sousa e
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Marcelo de Castro Spada
Resumo: Este tema é de suma importância para a área de conhecimento da Educação Física pois, aborda aspectos rotineiros da prática pedagógica, todavia, necessita de um olhar mais atento no que se refere a formação intelectual e social dessas crianças envolvidas nesse processo de se tornar adultos mais humanizados . Este estudo tem como objetivo analisar a influência das brincadeiras lúdicas para a aceitação de crianças com deficiência, quaisquer, estimulando essa aceitação e, também, desenvolvendo suas habilidades motoras e cognitivas. Como relevância cientifica, a pesquisa irá contribuir para futuros debates relacionados ao tema proposto, nos levando a uma prática de pesquisa específica. A partir deste momento em que fornecemos elementos de estudos já realizados, questionamentos sobre o tema, nosso foco está na vivência de indivíduos diretamente afetados por essa questão, direcionando as ações não só no ensino fundamental, mas onde houver essa relação entre o lúdico, a deficiência e a inclusão de pessoas com deficiência. Para este estudo foi utilizada a metodologia de revisão de literatura bibliográfica narrativa, a partir da qual, pudemos considerar que, a partir dos resultados, sobre as interações entre o lúdico e as crianças com deficiência, modifica não só a relação em um ambiente escolar, mas, a interação com o mundo que os cercam e as expectativas de serem aceitas como elas são e inseridas no ambiente social.
Abstract: This topic is of paramount importance for the area of knowledge of Physical Education because it addresses routine aspects of pedagogical practice, however, it needs a closer look at the intellectual and social formation of children involved in this process of becoming more humanized adults. This study aims to analyze the influence of playful games for the acceptance of children with disabilities, any, stimulating this acceptance and developing their motor and cognitive skills. As scientific relevance, the research will contribute to future debates related to the proposed theme, leading us to a specific research practice. From that moment in which we provide elements of studies already carried out, questions on the subject, our focus is on the experience of individuals directly affected by this issue, directing actions not only in elementary school, but where there is this relationship between playfulness, disability and the inclusion of people with disabilities. For this study, the methodology of narrative literature review was used, from which, we were able to consider that, from the results, on the interactions between play and children with disabilities, it modifies not only the relationship in a school environment, but, the interaction with the world that surrounds them and the expectations of a more solidified respect.
Palavras-chave: Brincadeiras lúdicas
Inclusão
Deficiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4613
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC ricardo versão RAG.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador