PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRomano, Ricardo Jorge Alvespt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T19:32:43Z-
dc.date.available2022-06-30T19:32:43Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4613-
dc.description.abstractThis topic is of paramount importance for the area of knowledge of Physical Education because it addresses routine aspects of pedagogical practice, however, it needs a closer look at the intellectual and social formation of children involved in this process of becoming more humanized adults. This study aims to analyze the influence of playful games for the acceptance of children with disabilities, any, stimulating this acceptance and developing their motor and cognitive skills. As scientific relevance, the research will contribute to future debates related to the proposed theme, leading us to a specific research practice. From that moment in which we provide elements of studies already carried out, questions on the subject, our focus is on the experience of individuals directly affected by this issue, directing actions not only in elementary school, but where there is this relationship between playfulness, disability and the inclusion of people with disabilities. For this study, the methodology of narrative literature review was used, from which, we were able to consider that, from the results, on the interactions between play and children with disabilities, it modifies not only the relationship in a school environment, but, the interaction with the world that surrounds them and the expectations of a more solidified respect.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiras lúdicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.titleBrincadeiras lúdicas como elemento de inclusão de crianças com deficiência no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativePlayful games as an element of inclusion of children with disabilities in the school environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Andrea Cintia dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570552717844241pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marcelo de Sousa e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7823545860881328pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Marcelo de Castro Spada-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0450431879381630pt_BR
dc.description.resumoEste tema é de suma importância para a área de conhecimento da Educação Física pois, aborda aspectos rotineiros da prática pedagógica, todavia, necessita de um olhar mais atento no que se refere a formação intelectual e social dessas crianças envolvidas nesse processo de se tornar adultos mais humanizados . Este estudo tem como objetivo analisar a influência das brincadeiras lúdicas para a aceitação de crianças com deficiência, quaisquer, estimulando essa aceitação e, também, desenvolvendo suas habilidades motoras e cognitivas. Como relevância cientifica, a pesquisa irá contribuir para futuros debates relacionados ao tema proposto, nos levando a uma prática de pesquisa específica. A partir deste momento em que fornecemos elementos de estudos já realizados, questionamentos sobre o tema, nosso foco está na vivência de indivíduos diretamente afetados por essa questão, direcionando as ações não só no ensino fundamental, mas onde houver essa relação entre o lúdico, a deficiência e a inclusão de pessoas com deficiência. Para este estudo foi utilizada a metodologia de revisão de literatura bibliográfica narrativa, a partir da qual, pudemos considerar que, a partir dos resultados, sobre as interações entre o lúdico e as crianças com deficiência, modifica não só a relação em um ambiente escolar, mas, a interação com o mundo que os cercam e as expectativas de serem aceitas como elas são e inseridas no ambiente social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC ricardo versão RAG.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador