PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4596
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Variação morfológica e osteologia craniana de Siphonops paulensis Boettger, 1892 (Amphibia, Gymnophiona)
Autor(es): Arantes, Lhayza Monnique Cruvinel
Primeiro Orientador: Vaz-Silva, Wilian
metadata.dc.contributor.referee1: Feitosa, Darlan Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Pires, Matheus Godoy
Resumo: Os anfíbios Gymnophiona tem como principais características o corpo alongado, sem membros, apêndices sensoriais, e olhos cobertos por uma camada óssea ou cobertos por pele, remetem ao hábito fossorial, sendo o grupo pouco estudado. Esse trabalho foi implementado para analisar a variação morfológica e o dimorfismo sexual de Siphonops paulensis de diferentes populaçõe com base em caracteres da morfologia externa, além de descrever e comparar a morfologia craniana de S. paulensis com a espécie congenérica Siphonops annulatus. Foram analisados 206 espécimes e um crânio de cada espécime de S. paulensis e S. annulatus. Foram analisados 12 caracteres. Uma Análise de Componentes Principais (PCA) foi realizada para verificar a existência de diferenças populacionais com grupos previamente determinados e o Teste t de Student para analisar a existência de dimorfismo sexual. Os crânios foram preparados com base nas técnicas usuais utilizadas na herpetologia. A morfologia craniana das duas espécies de Siphonops foi descrita comparativamente e em escalas de igual de proporção. Os caracteres largura da cabeça e número de anéis primários apresentaram maior variância na amostra, sendo que os dois primeiros eixos da PCA explicaram 85% da variação. A PCA mostrou a separação de grupos indicando que, com base nos caracteres analisados, podendo verificar variação interpopulacional. Quanto a morfologia craniana, foram analisados 8 ossos dos crânios e descritos comparativamente, sendo possível reconhecer diferenças interespecíficas significativas sendo algumas diferenças mais sutis e outras mais expressivas. Diferenças nos caracteres osteológicos no contexto funcional e taxonômico são de extrema importância para as espécies, entretanto, dados da variação ontogenética são de extrema relevância. Já as análises de dimorfismo e variação interpopulacional corroboraram outros trabalhos realizados em diferentes espécies do grupo e reforçaram a necessidade da busca por caracteres mais informativos para auxiliar estudos de anatomia e taxonomia para o gênero.
Palavras-chave: Morfologia
Morphology
Dimorfismo
Dimorphism
Anfíbios
Amphibians
Siphonopidae
Siphonopidae
Cecílias
Caecilians
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::MORFOLOGIA DOS GRUPOS RECENTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4596
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Arantes 2022.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador