PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4595
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os espaços da instituição infantil como ambientes provedores de aprendizagem
Autor(es): Rodrigues, Marlene Souza Silva
Primeiro Orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Daniela Rodrigues de
Resumo: O presente trabalho aborda o tema: A Organização do espaço pedagógico para a Educação Infantil. A metodologia investigativa seguiu as orientações da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Para fundamentar esta pesquisa foram considerados estudos e reflexões de alguns autores renomados que se dedicaram a trabalhar com a Educação Infantil e, mais especificamente, as proposições do pedagogo italiano Loris Malaguzzi e a educadora italiana Maria Montessori. A partir dos referencias teóricos destes dois autores foi possível analisar suas contribuições e a partir delas, compreender e explicitar a importância da organização pedagógica do espaço físico para a Educação Infantil, que foi o objetivo principal dessa monografia. Como problemática buscou-se entender se a escola poderia ser livre para organizar o seu espaço ou ela precisaria seguir algum critério. Para obter uma ideia geral de como está organizado esse espaço, trago algumas imagens fotográficas de uma instituição púbica de Educação Infantil, da cidade de Goiânia – GO. Por fim, compreende-se que é fundamental que as instituições disponham de um espaço apropriado e destinado a contemplar as múltiplas linguagens desta fase da vida da criança, que esses ambientes possam favorecer experiências e aprendizagens significativas, respeitando seus interesses, curiosidades e nível de desenvolvimento
Abstract: The present work addresses the theme: The Organization of the Pedagogical Space for Early Childhood Education. The investigative methodology followed the guidelines of the qualitative research of a bibliographic nature. To support this research, considered studies and reflections of some renowned authors who dedicated themselves to work with Early Childhood Education and, more specifically, the propositions of the Italian pedagogue Loris Malaguzzi and Italian educator Maria Montessori. From from the theoretical references of these two authors it was possible to analyze their contributions and from them, understand and explain the importance of the pedagogical organization of the physical space for Early Childhood Education, which was the main objective of this monograph. As a problem, we sought to understand whether the school could be free to organize the her space or she would need to follow some criteria. To get a general idea of ​​how this space is organized, I bring some photographic images of an institution Public School of Early Childhood Education, in the city of Goiânia - GO. Finally, it is understood that it is essential that institutions have an appropriate space for contemplate the multiple languages ​​of this stage of the child's life, which these environments can favor meaningful experiences and learning, respecting your interests, curiosities and level of development
Palavras-chave: Educação infantil
Espaço pedagógico
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4595
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONO II - MARLENE SOUZA SILVA RODRIGUES - Repositório.pdf4,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador