PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4592
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação entre diversidade, diferença e desigualdade no contexto da educação escolar
Autor(es): Silva, Amanda Souza e
Primeiro Orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
metadata.dc.contributor.referee1: Quimuenhe, Ancha
Resumo: Este trabalho é um requisito para a conclusão do curso de Pedagogia, ministrado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), oferecido na escola de Formação de Professores e Humanas, desta instituição em alusão. O tema desta monografia é a relação entre a diversidade, diferença e desigualdade no contexto da educação escolar. As reflexões e vivências levaram à seguinte questão norteadora: como a diversidade, a diferença e a desigualdade se manifestam na educação escolar no nível básico, na rede do ensino público do Brasil? O objetivo geral da pesquisa foi: explicitar a manifestação da diversidade, da diferença e da desigualdade na educação escolar no nível básico na rede pública do Brasil. De forma mais especifica, os objetivos foram: explicitar o conceito de diversidade, diferença e desigualdade; analisar a relação entre a diversidade, a diferença e as desigualdades na educação; e, analisar a relação das desigualdades sociais na educação escolar. É uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que, para sua efetivação, contou com as abordagens de Bourdieu (2007), Libâneo (2012), dentre outros autores que discutem sobre a temática em pesquisa. A conclusão mostra os três conceitos foram construídos na sociedade, se manifestam pelas desigualdades sociais, e que a escola consagra e perpetua essas desigualdades sociais, constituindo assim um ciclo de vida permanente para o desfavorecido na sociedade.
Abstract: This work is a requirement for the completion of the Pedagogy course, taught at the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC), offered at the School of Teacher Training and Humanities, of this aforementioned institution. The theme of this monograph is the relationship between diversity, difference and inequality in the context of school education. The reflections and experiences led to the following guiding question: how are diversity, difference and inequality manifested in school education at the basic level, in the public education network in Brazil? The general objective of the research was: to explain the manifestation of diversity, difference and inequality in school education at the basic level in the public network in Brazil. More specifically, the objectives were: to explain the concept of diversity, difference and inequality; analyze the relationship between diversity, difference and inequalities in education; and, analyze the relationship of social inequalities in school education. It is a qualitative and bibliographic research that, for its effectiveness, relied on the approaches of Bourdieu (2007), Libâneo (2012), among other authors who discuss the research topic. The conclusion shows that the three concepts were built in society, are manifested by social inequalities, and that the school enshrines and perpetuates these social inequalities, thus constituting a permanent life cycle for the disadvantaged in society.
Palavras-chave: Diversidade
Desigualdades sociais
Desigualdades educativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4592
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONO II - AMANDA SOUZA E SILVA - Repositório.pdf353,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador