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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4574
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um olhar sobre as políticas públicas para educação infantil |
Autor(es): | Lima, Stefhanie de Souza |
Primeiro Orientador: | Rogeri, Raquia Rabelo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sousa, Daniela Rodrigues de |
Resumo: | O presente trabalho buscou um aprofundamento nas políticas públicas para a educação infantil e se ocupou de responder o problema de pesquisa: como as políticas públicas, voltadas para a educação infantil, incidem diretamente sobre o atendimento e a qualidade do que é ofertado nas instituições educacionais? Apresentando como objetivo geral: investigar qual o olhar das políticas públicas para o atendimento ofertado na educação infantil e como elas balizam o processo de ensino aprendizagem. E como objetivos específicos: pesquisar e analisar as atuais políticas púbicas para educação infantil no Brasil e como incidem no atendimento das crianças; compreender como se constitui o currículo da educação infantil; correlacionar as políticas públicas e os documentos orientadores do currículo para a educação infantil na Rede Municipal de Goiânia. Desta forma, foi esclarecido o que são políticas públicas, seus processos e os atores envolvidos em sua implementação. Retomando a história da educação infantil e as concepções de criança e infância, foram levantadas as principais políticas públicas educacionais do Brasil, seus avanços e retrocessos para a educação. Por fim foi explanado como se constitui o currículo da educação infantil e como os documentos nacionais inferem diretamente naquilo que é ofertado na rede municipal de ensino e em específico a Rede Municipal de Goiânia. O método de investigação utilizado para a construção desta pesquisa, do tipo qualitativo, foi a pesquisa bibliográfica. Os principais autores que fundamentaram todo o trabalho foram: Arelalo (2017), Barbosa; Richter (2015), Carrijo (2005), Lotta (2019), Moreira; Lara (2012), Oliveira (2010), Silveira (2010) e Siqueira (2011). Foram utilizados também os documentos nacionais e municipais: Brasil (1988), Brasil (1990), Brasil (1996), Brasil (1999), Brasil (2014), Brasil (2018), Goiânia (2006), Goiânia (2014), Goiânia (2020). Foi possível concluir que tudo está inteiramente ligado e todos os movimentos que foram apresentados durante a pesquisa demonstram que a construção de uma educação de qualidade depende de políticas e projetos que tenham um olhar para a criança como um sujeito de direitos, com capacidade de pensar, criar e que possuem sua própria cultura. Podendo ser constatado que a educação brasileira avançou, porém, com constantes retrocessos, na construção de um currículo que proponha o desenvolvimento integral da criança, a colocando na centralidade do processo, oferecendo não apenas acesso, mas condições de permanência com qualidade educacional. |
Palavras-chave: | Políticas públicas Educação infantil Currículo educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4574 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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