Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4574
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Stefhanie de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T14:27:26Z | - |
dc.date.available | 2022-06-30T14:27:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4574 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Currículo educação infantil | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre as políticas públicas para educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rogeri, Raquia Rabelo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121251334312988 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Daniela Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7616631479317166 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou um aprofundamento nas políticas públicas para a educação infantil e se ocupou de responder o problema de pesquisa: como as políticas públicas, voltadas para a educação infantil, incidem diretamente sobre o atendimento e a qualidade do que é ofertado nas instituições educacionais? Apresentando como objetivo geral: investigar qual o olhar das políticas públicas para o atendimento ofertado na educação infantil e como elas balizam o processo de ensino aprendizagem. E como objetivos específicos: pesquisar e analisar as atuais políticas púbicas para educação infantil no Brasil e como incidem no atendimento das crianças; compreender como se constitui o currículo da educação infantil; correlacionar as políticas públicas e os documentos orientadores do currículo para a educação infantil na Rede Municipal de Goiânia. Desta forma, foi esclarecido o que são políticas públicas, seus processos e os atores envolvidos em sua implementação. Retomando a história da educação infantil e as concepções de criança e infância, foram levantadas as principais políticas públicas educacionais do Brasil, seus avanços e retrocessos para a educação. Por fim foi explanado como se constitui o currículo da educação infantil e como os documentos nacionais inferem diretamente naquilo que é ofertado na rede municipal de ensino e em específico a Rede Municipal de Goiânia. O método de investigação utilizado para a construção desta pesquisa, do tipo qualitativo, foi a pesquisa bibliográfica. Os principais autores que fundamentaram todo o trabalho foram: Arelalo (2017), Barbosa; Richter (2015), Carrijo (2005), Lotta (2019), Moreira; Lara (2012), Oliveira (2010), Silveira (2010) e Siqueira (2011). Foram utilizados também os documentos nacionais e municipais: Brasil (1988), Brasil (1990), Brasil (1996), Brasil (1999), Brasil (2014), Brasil (2018), Goiânia (2006), Goiânia (2014), Goiânia (2020). Foi possível concluir que tudo está inteiramente ligado e todos os movimentos que foram apresentados durante a pesquisa demonstram que a construção de uma educação de qualidade depende de políticas e projetos que tenham um olhar para a criança como um sujeito de direitos, com capacidade de pensar, criar e que possuem sua própria cultura. Podendo ser constatado que a educação brasileira avançou, porém, com constantes retrocessos, na construção de um currículo que proponha o desenvolvimento integral da criança, a colocando na centralidade do processo, oferecendo não apenas acesso, mas condições de permanência com qualidade educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia versão final Stéfhanie de Souza Lima.pdf | 374,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador