PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Stefhanie de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T14:27:26Z-
dc.date.available2022-06-30T14:27:26Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4574-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículo educação infantilpt_BR
dc.titleUm olhar sobre as políticas públicas para educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rogeri, Raquia Rabelopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Daniela Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616631479317166pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou um aprofundamento nas políticas públicas para a educação infantil e se ocupou de responder o problema de pesquisa: como as políticas públicas, voltadas para a educação infantil, incidem diretamente sobre o atendimento e a qualidade do que é ofertado nas instituições educacionais? Apresentando como objetivo geral: investigar qual o olhar das políticas públicas para o atendimento ofertado na educação infantil e como elas balizam o processo de ensino aprendizagem. E como objetivos específicos: pesquisar e analisar as atuais políticas púbicas para educação infantil no Brasil e como incidem no atendimento das crianças; compreender como se constitui o currículo da educação infantil; correlacionar as políticas públicas e os documentos orientadores do currículo para a educação infantil na Rede Municipal de Goiânia. Desta forma, foi esclarecido o que são políticas públicas, seus processos e os atores envolvidos em sua implementação. Retomando a história da educação infantil e as concepções de criança e infância, foram levantadas as principais políticas públicas educacionais do Brasil, seus avanços e retrocessos para a educação. Por fim foi explanado como se constitui o currículo da educação infantil e como os documentos nacionais inferem diretamente naquilo que é ofertado na rede municipal de ensino e em específico a Rede Municipal de Goiânia. O método de investigação utilizado para a construção desta pesquisa, do tipo qualitativo, foi a pesquisa bibliográfica. Os principais autores que fundamentaram todo o trabalho foram: Arelalo (2017), Barbosa; Richter (2015), Carrijo (2005), Lotta (2019), Moreira; Lara (2012), Oliveira (2010), Silveira (2010) e Siqueira (2011). Foram utilizados também os documentos nacionais e municipais: Brasil (1988), Brasil (1990), Brasil (1996), Brasil (1999), Brasil (2014), Brasil (2018), Goiânia (2006), Goiânia (2014), Goiânia (2020). Foi possível concluir que tudo está inteiramente ligado e todos os movimentos que foram apresentados durante a pesquisa demonstram que a construção de uma educação de qualidade depende de políticas e projetos que tenham um olhar para a criança como um sujeito de direitos, com capacidade de pensar, criar e que possuem sua própria cultura. Podendo ser constatado que a educação brasileira avançou, porém, com constantes retrocessos, na construção de um currículo que proponha o desenvolvimento integral da criança, a colocando na centralidade do processo, oferecendo não apenas acesso, mas condições de permanência com qualidade educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia versão final Stéfhanie de Souza Lima.pdf374,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador