PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Lúdico no ensino da natação para crianças de 3 a 10 anos de idade
Autor(es): Silva, Ihara Batista e
Primeiro Orientador: Miranda, Made Júnior
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Marcelo de Sousa e
Resumo: Nas aulas de natação, a adaptação ao meio líquido é percebida como primeiro contato da criança com a água, sendo que neste momento é necessário que as adaptações ocorram de forma prazerosa, divertida e gradual e as atividades lúdicas são apresentadas como um importante recurso para que os alunos alcancem estes objetivos e tenham autonomia neste meio. Este estudo então tem como objetivo geral, investigar a forma com que as atividades lúdicas são sugeridas na adaptação ao meio líquido da natação, para as crianças na faixa etária entre zero e dez anos. Como justificativa profissional, este estudo desenvolverá o aprofundamento dos conhecimentos relacionados à aplicação de atividades lúdicas no ensino da natação para crianças de 3 a 10 anos, enriquecendo os conhecimentos e assim instruindo melhor os professores que venham a se interessar pelo assunto. Como justificativa social, compreende-se que nessa fase de desenvolução infantil, o processo pode trazer para as crianças vários benefícios, como compreensão de valores, obtenção de bons comportamentos como respeito às regras e as pessoas, aperfeiçoamento de habilidades já existentes ou a obtenção de novas habilidades e também socialização. A linha de pesquisa que o estudo se encontra vinculado é a Ciências do esporte e Saúde, a pesquisa é bibliográfica do tipo narrativa, de natureza qualitativa. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se constatar que a utilização das atividades lúdicas como instrumento didático pedagógico, promove a autonomia das crianças no meio aquático, o que facilita o aprendizado e o desenvolvimento de novas habilidades, deixando as crianças mais desinibidas e confiantes para o contato com a água, onde através das brincadeiras as crianças podem explorar sua espontaneidade e criatividade. As formas lúdicas encontradas compreendem desde atividades de imitação de animais ou de personagens de programas infantis, até os conteúdos de jogos e brincadeiras estimulados de uma forma didática, compondo um rol de atividades que devem fazer parte de um planejamento do professor de educação física e que seja um componente essencial no ensino-aprendizagem da modalidade. Pode-se concluir a partir dos dados obtidos que as atividades lúdicas contribuem para que a criança se adapte de forma mais fácil ao meio líquido, contribuindo também para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial das crianças, ajudando também na adesão a prática da modalidade.
Abstract: In swimming lessons, the adaptation to the liquid environment is perceived as the child's first contact with water, and at this moment it is necessary that the adaptations occur in a pleasant, fun and gradual way and the playful activities are presented as an important resource so that students achieve these goals and have autonomy in this environment. This study then has the general objective of investigating the way in which recreational activities are suggested in adapting to the liquid environment of swimming, for children in the age group between zero and ten years. As a professional justification, this study will develop the deepening of knowledge related to the application of recreational activities in the teaching of swimming for children aged 3 to 10 years, enriching knowledge and thus better instructing teachers who may be interested in the subject. As a social justification, it is understood that in this phase of child development, the process can bring several benefits to children, such as understanding values, obtaining good behaviors such as respecting rules and people, improving existing skills or obtaining skills. new skills and also socialization. The line of research that the study is linked to is Sports Science and Health, the research is a narrative type bibliography, of a qualitative nature. According to the results obtained, it was found that the use of recreational activities as an educational didactic tool, promotes children's autonomy in the aquatic environment, which facilitates learning and the development of new skills, leaving children more uninhibited and confident for contact with water, where through play children can explore their spontaneity and creativity. The playful forms found range from imitation activities of animals or characters from children's programs, to the contents of games and games stimulated in a didactic way, composing a list of activities that should be part of a physical education teacher's planning and that be an essential component in the teaching-learning of the modality. It can be concluded from the data obtained that the ludic activities contribute for the child to adapt more easily to the liquid environment, also contributing to the physical, cognitive and psychosocial development of children, also helping to adhere to the practice of the modality.
Palavras-chave: Lúdico
Natação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/457
Data do documento: 8-Dez-2020
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