PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4566
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma proposta de ensino-aprendizagem para geometria euclidiana integrando demonstrações dedutivas com demonstrações visuais
Autor(es): Martins, Ana Karolina Ferreira
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Elias Rafael de
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Luciana Alves da Silva
Resumo: Este trabalho apresenta os teoremas da Geometria Euclidiana de uma forma visual utilizando o software GeoGebra. Observamos que por diversas vezes somos apresentados a teoremas e fórmulas matemáticas, sem a compreensão de como realmente acontecem de forma visual ou até mesmo prática. Este software possui diversas aplicações e dentre elas a possibilidade de apresentar os teoremas da Geometria de forma dinâmica e visual, auxiliando no processo de desenvolvimento do aluno e na compreensão de fenômenos matemáticos que estudamos no decorrer de nossa formação. Entendemos que as demonstrações visuais auxiliam na maturidade intelectual do aluno, pois ela representa de fato o objeto em suas diversas possibilidades e materialidade. A metodologia utilizada neste trabalho tem como processo de construção primeiro as demonstrações algébricas conhecidas dos teoremas de Pitágoras e de Tales e logo após apresentamos a demonstração visual dos teoremas usando o GeoGebra. Entendemos que a utilização de softwares em sala de aula possui algumas dificuldades, em sua grande maioria a falta de recursos para que todos tenham as mesmas condições de acesso as tecnologias, e a infraestrutura precária de muitas instituições. Há de se ressaltar também a necessidade de investir na formação continuada do professor, com este trabalho pretendemos mostrar que é possível à realização de uma metodologia lúdica e viável para que professores utilizem metodologias dinâmicas, contribuindo assim com o ensino-aprendizagem da Matemática.
Palavras-chave: GeoGebra
Demonstração visual de teoremas
Metodologia
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4566
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA.docx3,56 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador