Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Ana Karolina Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T13:40:38Z | - |
dc.date.available | 2022-06-30T13:40:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4566 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Demonstração visual de teoremas | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de ensino-aprendizagem para geometria euclidiana integrando demonstrações dedutivas com demonstrações visuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5769-634X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7087050865236814 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Elias Rafael de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6463618318547956 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Luciana Alves da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2160165514853995 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os teoremas da Geometria Euclidiana de uma forma visual utilizando o software GeoGebra. Observamos que por diversas vezes somos apresentados a teoremas e fórmulas matemáticas, sem a compreensão de como realmente acontecem de forma visual ou até mesmo prática. Este software possui diversas aplicações e dentre elas a possibilidade de apresentar os teoremas da Geometria de forma dinâmica e visual, auxiliando no processo de desenvolvimento do aluno e na compreensão de fenômenos matemáticos que estudamos no decorrer de nossa formação. Entendemos que as demonstrações visuais auxiliam na maturidade intelectual do aluno, pois ela representa de fato o objeto em suas diversas possibilidades e materialidade. A metodologia utilizada neste trabalho tem como processo de construção primeiro as demonstrações algébricas conhecidas dos teoremas de Pitágoras e de Tales e logo após apresentamos a demonstração visual dos teoremas usando o GeoGebra. Entendemos que a utilização de softwares em sala de aula possui algumas dificuldades, em sua grande maioria a falta de recursos para que todos tenham as mesmas condições de acesso as tecnologias, e a infraestrutura precária de muitas instituições. Há de se ressaltar também a necessidade de investir na formação continuada do professor, com este trabalho pretendemos mostrar que é possível à realização de uma metodologia lúdica e viável para que professores utilizem metodologias dinâmicas, contribuindo assim com o ensino-aprendizagem da Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA.docx | 3,56 MB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador