PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Ana Karolina Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T13:40:38Z-
dc.date.available2022-06-30T13:40:38Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4566-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectDemonstração visual de teoremaspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleUma proposta de ensino-aprendizagem para geometria euclidiana integrando demonstrações dedutivas com demonstrações visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vaz, Duelci Aparecido de Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5769-634Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Elias Rafael de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6463618318547956pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Luciana Alves da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160165514853995pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os teoremas da Geometria Euclidiana de uma forma visual utilizando o software GeoGebra. Observamos que por diversas vezes somos apresentados a teoremas e fórmulas matemáticas, sem a compreensão de como realmente acontecem de forma visual ou até mesmo prática. Este software possui diversas aplicações e dentre elas a possibilidade de apresentar os teoremas da Geometria de forma dinâmica e visual, auxiliando no processo de desenvolvimento do aluno e na compreensão de fenômenos matemáticos que estudamos no decorrer de nossa formação. Entendemos que as demonstrações visuais auxiliam na maturidade intelectual do aluno, pois ela representa de fato o objeto em suas diversas possibilidades e materialidade. A metodologia utilizada neste trabalho tem como processo de construção primeiro as demonstrações algébricas conhecidas dos teoremas de Pitágoras e de Tales e logo após apresentamos a demonstração visual dos teoremas usando o GeoGebra. Entendemos que a utilização de softwares em sala de aula possui algumas dificuldades, em sua grande maioria a falta de recursos para que todos tenham as mesmas condições de acesso as tecnologias, e a infraestrutura precária de muitas instituições. Há de se ressaltar também a necessidade de investir na formação continuada do professor, com este trabalho pretendemos mostrar que é possível à realização de uma metodologia lúdica e viável para que professores utilizem metodologias dinâmicas, contribuindo assim com o ensino-aprendizagem da Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA.docx3,56 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador