PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4498
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A saúde mental dos profissionais de enfermagem: um estudo de revisão da literatura
Autor(es): Garcez, Bruna dos Santos
Primeiro Orientador: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Paula Cândida da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Madalena Lacerda da
Resumo: Objetivo: identificar os fatores que influenciam no surgimento de transtornos emocionais e psíquicos no ambiente de trabalho, descrever esses transtornos e relatar as possíveis soluções apontadas pela literatura. Método: Pesquisa Narrativa da literatura, desenvolvida em torno da saúde mental dos trabalhadores de enfermagem. Com recorte temporal do ano de 2012 a 2021, as buscas foram realizadas nos meses de março e abril de 2022, com 12 artigos selecionados. Resultados: Como fatores que influenciam no desenvolvimento de transtornos emocionais e psíquicos no ambiente de trabalho, foram identificados a sobrecarga de trabalho, precarização do ambiente físico e psicossocial, conflitos interpessoais, jornada de trabalho abusiva, baixa remuneração, rigidez organizacional e a ausência de reconhecimento e valorização profissional. Esses transtornos se caracterizam como depressão, ansiedade, estresse e a síndrome de Burnout. As soluções apresentadas pela literatura em sua maioria sugerem reflexões acerca do assunto, planejamentos e gerenciamento de recursos humanos na busca de alcançar melhores níveis de saúde ocupacional e relações mais harmoniosas no local de trabalho. Considerações Finais: Observou-se uma recorrência significativa de transtornos emocionais e psíquicos entre a equipe de enfermagem, com o desenvolvimento de transtornos depressivos, ansiosos, estresses e síndrome de Bournout. Os fatores que mais contribuem para esse comprometimento foram relacionados à sobrecarga de trabalho, baixa remuneração, gestão organizacional e conflitos relacionais. Recomenda-se que sejam feitos mais estudos acerca do tema e que haja mais intervenções dentro do ambiente de trabalho como a disponibilidade de redes de apoio e intervenções psicológicos para os profissionais.
Palavras-chave: Saúde mental
Profissionais de enfermagem
Precarização do trabalho
Transtornos emocionais
Trabalho em enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4498
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC A Saúde mental dos profissionais de enfermagem- rev. Literatura.pdfTCC534,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Declaração Bruna.bmptermo de autorização da aluna4,39 MBBMPVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador