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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4474
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estudo cenciométrico sobre evasão escolar no ensino médio no Brasil no período de 2017-2021 |
Autor(es): | Silva, Gusthavo de Morais Sousa |
Primeiro Orientador: | Lins, Ana Maria da Silva Curado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinheiro, Regiane Machado de Sousa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Rodrigo Mariano da |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise cienciométrica das produções acadêmicas nas Universidades Federais de cada região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), sobre o tema “Evasão Escolar no Ensino Médio” disponíveis nos respectivos repositórios institucionais online de cada Universidade Federal entre os anos de 2017-2021. Para a pesquisa das produções acadêmicas foram usados os termos “Evasão Escolar” e “Ensino Médio”, junto com as ferramentas de pesquisa dos repositórios utilizadas para afunilar os resultados da pesquisa. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 41 trabalhos para realização da análise. O trabalho considerou como critério de inclusão os trabalhos que abordavam como tema central o ensino médio. Como método de exclusão, o trabalho desconsiderou trabalhos que abordavam o ensino médio de forma secundária ou em conjunto com outras etapas do ensino. A pesquisa teve vários critérios de análise para montar um panorama geral sobre as regiões que pesquisam a evasão escolar, sendo estes critérios: quais anos em que houve o maior número desta pesquisa, em quais níveis acadêmicos este tema é mais pesquisado e de que forma este tema é estudado, além de analisar também a situação da evasão escolar em cada região do Brasil, contrastando com o número de Universidades Federais de cada região do Brasil. O trabalho conclui que o Nordeste e o Sudeste são as regiões que mais estudaram a evasão escolar entre 2017-2021, em contraste com as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste que muito pouco estudaram o tema e possuem a maior média de evasão escolar. Assim se vê uma possível relação entre a taxa de evasão escolar e o nível de interesse das instituições acadêmicas federais de cada região possui em resolver o problema. |
Abstract: | This study aimed to perform a scientometric analysis of academic productions at the Federal Universities (FU) of each region of Brazil (North, Northeast, Midwest, South and Southeast), on the theme "School Dropout in High School" available in the respective online institutional repositories of each FU between the years 2017-2021. For the research of academic productions, the terms "School Dropout" and "High School" were used, along with the research tools of the repositories used to funnel the results of the research. After applying the inclusion and exclusion criteria, 41 studies were found to perform the analysis. The study considered as a criterion of inclusion the works that addressed high school as a central theme. As a method of exclusion, the work disregarded studies that addressed high school in a secondary way or in conjunction with another modality of study. The research had several analysis criteria to put together an overview of the regions that research school dropout, these criteria were: which years in which there was the largest number of this research, in which academic levels this theme is most researched and how this theme is studied, in addition to also analyzing the situation of school dropout in each region of Brazil, contrasting with the number of Federal University in each region of Brazil. The paper concludes that the Northeast and Southeast are the regions that studied school dropout the most between 2017-2021, in contrast to the South, Southeast and Midwest regions that have very little studied the theme and have the highest average dropout. Thus, one sees a possible link between the dropout rate and the level of interest of federal academic institutions in each region in solving the problem. |
Palavras-chave: | Evasão escolar Universidade Federal Ensino médio Cienciometria |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4474 |
Data do documento: | 15-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Biológicas - Licenciatura |
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ESTUDO CENCIOMÉTRICO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL NO PERÍODO DE 2017-2021.pdf | 330,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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