PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gusthavo de Morais Sousapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-29T11:23:14Z-
dc.date.available2022-06-29T11:23:14Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4474-
dc.description.abstractThis study aimed to perform a scientometric analysis of academic productions at the Federal Universities (FU) of each region of Brazil (North, Northeast, Midwest, South and Southeast), on the theme "School Dropout in High School" available in the respective online institutional repositories of each FU between the years 2017-2021. For the research of academic productions, the terms "School Dropout" and "High School" were used, along with the research tools of the repositories used to funnel the results of the research. After applying the inclusion and exclusion criteria, 41 studies were found to perform the analysis. The study considered as a criterion of inclusion the works that addressed high school as a central theme. As a method of exclusion, the work disregarded studies that addressed high school in a secondary way or in conjunction with another modality of study. The research had several analysis criteria to put together an overview of the regions that research school dropout, these criteria were: which years in which there was the largest number of this research, in which academic levels this theme is most researched and how this theme is studied, in addition to also analyzing the situation of school dropout in each region of Brazil, contrasting with the number of Federal University in each region of Brazil. The paper concludes that the Northeast and Southeast are the regions that studied school dropout the most between 2017-2021, in contrast to the South, Southeast and Midwest regions that have very little studied the theme and have the highest average dropout. Thus, one sees a possible link between the dropout rate and the level of interest of federal academic institutions in each region in solving the problem.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectUniversidade Federalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCienciometriapt_BR
dc.titleEstudo cenciométrico sobre evasão escolar no ensino médio no Brasil no período de 2017-2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lins, Ana Maria da Silva Curadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223289001247603pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Regiane Machado de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3432138232333705pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rodrigo Mariano da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4039400420451350pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo realizar uma análise cienciométrica das produções acadêmicas nas Universidades Federais de cada região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), sobre o tema “Evasão Escolar no Ensino Médio” disponíveis nos respectivos repositórios institucionais online de cada Universidade Federal entre os anos de 2017-2021. Para a pesquisa das produções acadêmicas foram usados os termos “Evasão Escolar” e “Ensino Médio”, junto com as ferramentas de pesquisa dos repositórios utilizadas para afunilar os resultados da pesquisa. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 41 trabalhos para realização da análise. O trabalho considerou como critério de inclusão os trabalhos que abordavam como tema central o ensino médio. Como método de exclusão, o trabalho desconsiderou trabalhos que abordavam o ensino médio de forma secundária ou em conjunto com outras etapas do ensino. A pesquisa teve vários critérios de análise para montar um panorama geral sobre as regiões que pesquisam a evasão escolar, sendo estes critérios: quais anos em que houve o maior número desta pesquisa, em quais níveis acadêmicos este tema é mais pesquisado e de que forma este tema é estudado, além de analisar também a situação da evasão escolar em cada região do Brasil, contrastando com o número de Universidades Federais de cada região do Brasil. O trabalho conclui que o Nordeste e o Sudeste são as regiões que mais estudaram a evasão escolar entre 2017-2021, em contraste com as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste que muito pouco estudaram o tema e possuem a maior média de evasão escolar. Assim se vê uma possível relação entre a taxa de evasão escolar e o nível de interesse das instituições acadêmicas federais de cada região possui em resolver o problema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8660440856708774pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ESTUDO CENCIOMÉTRICO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL NO PERÍODO DE 2017-2021.pdf330,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador