PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estou diante da morte, o que faço agora? Vivências dos estudantes de enfermagem sobre a morte e morrer: uma revisão narrativa da literatura
Autor(es): Pereira, Delma da Silva
Primeiro Orientador: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Paula Cândida da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Carceres, Pedro Antônio Chagas
Resumo: INTRODUÇÃO: A morte e o morrer é uma temática difícil e desafiadora para o profissional que lida todos os dias com pacientes com vários níveis de adoecimento e com prognóstico de morte eminente, e como a enfermagem está intimamente ligada ao cuidado, a perda de um paciente pode ser encarada com tristeza, impotência, frustração e medo. OBJETIVO: Identificar como os acadêmicos de enfermagem se comportam frente a morte e o morrer durante sua formação. Relatar como a academia tem abordado o ciclo de finalização da vida com acadêmicos de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, desenvolvida a partir de publicações em torno da forma de lidar dos acadêmicos de enfermagem com a morte e o morrer durante seu processo formativo. A pesquisa foi realizada em um recorte temporal do ano de 2017 a 2022, as buscas ocorreram nos meses de fevereiro a abril de 2022. RESULTADOS: Aproximadamente 50% dos estudos relataram que os alunos matriculados do terceiro ao quinto ano do curso de enfermagem, apresentam dificuldades em lidar com a morte de seus pacientes durante a formação acadêmica, tidas como vivências traumáticas e chocantes. Referem se sentirem ansiosos, desiquilibrados, abalados, inseguros, culpados e impotentes. A sensação de insucesso e falha, é destacada como consequência por não conseguirem salvar a vida do paciente. As IES e os projetos pedagógicos dos cursos em sua maioria não têm desenvolvido no processo de formação, preparo ou espaços de discussão com os acadêmicos sobre as perda e morte de paciente sob seus cuidados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A dimensão da finitude humana é um tema difícil de ser abordado, seja na perspectiva filosófica ou científica. Muitos são os desafios postos para a formação acadêmica, no entanto sabe-se que ela jamais dará conta de toda compreensão exigida. As IES, precisam formar e habilitar profissionais cada vez mais preparados e conscientes do cuidado com a vida, assim como do cuidar com solicitude perante a morte.
Abstract: INTRODUCTION: Death and dying is a difficult and challenging topic for professionals who deal every day with patients with different levels of illness and with a prognosis of imminent death, and as nursing is closely linked to care, the loss of a patient it can be faced with sadness, helplessness, frustration and fear. OBJECTIVE: To identify how nursing students behave in the face of death and dying during their training. To report how the academy has approached the end-of-life cycle with nursing students. METHODOLOGY: This is a narrative review of the literature, developed from publications on the way nursing students deal with death and dying during their training process. The research was carried out in a time frame from 2017 to 2022, the searches took place from February to April 2022. RESULTS: Approximately 50% of the studies reported that students enrolled from the third to the fifth year of the nursing course, have difficulties in dealing with the death of their patients during their academic training, seen as traumatic and shocking experiences. They report feeling anxious, unbalanced, shaken, insecure, guilty and powerless. The feeling of failure and failure is highlighted as a consequence of not being able to save the patient's life. Most of the HEIs and the pedagogical projects of the courses have not developed, in the training process, preparation or spaces for discussion among academics about the loss and death of patients under their care. FINAL CONSIDERATIONS: The dimension of human finitude is a difficult topic to be addressed, whether from a philosophical or scientific perspective. There are many challenges for academic training, however it is known that it will never meet all the required dimensions, HEIs need to train and qualify professionals who are increasingly prepared and aware of caring for life, as well as caring for others. request in the face of death.
Palavras-chave: Graduação em enfermagem
Morte e morrer
Atitudes frente à morte
Cuidados paliativos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4437
Data do documento: 14-Jun-2022
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