PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Delma da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T16:16:00Z-
dc.date.available2022-06-28T16:16:00Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4437-
dc.description.abstractINTRODUCTION: Death and dying is a difficult and challenging topic for professionals who deal every day with patients with different levels of illness and with a prognosis of imminent death, and as nursing is closely linked to care, the loss of a patient it can be faced with sadness, helplessness, frustration and fear. OBJECTIVE: To identify how nursing students behave in the face of death and dying during their training. To report how the academy has approached the end-of-life cycle with nursing students. METHODOLOGY: This is a narrative review of the literature, developed from publications on the way nursing students deal with death and dying during their training process. The research was carried out in a time frame from 2017 to 2022, the searches took place from February to April 2022. RESULTS: Approximately 50% of the studies reported that students enrolled from the third to the fifth year of the nursing course, have difficulties in dealing with the death of their patients during their academic training, seen as traumatic and shocking experiences. They report feeling anxious, unbalanced, shaken, insecure, guilty and powerless. The feeling of failure and failure is highlighted as a consequence of not being able to save the patient's life. Most of the HEIs and the pedagogical projects of the courses have not developed, in the training process, preparation or spaces for discussion among academics about the loss and death of patients under their care. FINAL CONSIDERATIONS: The dimension of human finitude is a difficult topic to be addressed, whether from a philosophical or scientific perspective. There are many challenges for academic training, however it is known that it will never meet all the required dimensions, HEIs need to train and qualify professionals who are increasingly prepared and aware of caring for life, as well as caring for others. request in the face of death.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGraduação em enfermagempt_BR
dc.subjectMorte e morrerpt_BR
dc.subjectAtitudes frente à mortept_BR
dc.subjectCuidados paliativospt_BR
dc.titleEstou diante da morte, o que faço agora? Vivências dos estudantes de enfermagem sobre a morte e morrer: uma revisão narrativa da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Salete Silva Pontieript_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1137-0673pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7115677956557164pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Paula Cândida da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8761-0551pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3401790193441273pt_BR
dc.contributor.referee2Carceres, Pedro Antônio Chagas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2162064420960606pt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: A morte e o morrer é uma temática difícil e desafiadora para o profissional que lida todos os dias com pacientes com vários níveis de adoecimento e com prognóstico de morte eminente, e como a enfermagem está intimamente ligada ao cuidado, a perda de um paciente pode ser encarada com tristeza, impotência, frustração e medo. OBJETIVO: Identificar como os acadêmicos de enfermagem se comportam frente a morte e o morrer durante sua formação. Relatar como a academia tem abordado o ciclo de finalização da vida com acadêmicos de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, desenvolvida a partir de publicações em torno da forma de lidar dos acadêmicos de enfermagem com a morte e o morrer durante seu processo formativo. A pesquisa foi realizada em um recorte temporal do ano de 2017 a 2022, as buscas ocorreram nos meses de fevereiro a abril de 2022. RESULTADOS: Aproximadamente 50% dos estudos relataram que os alunos matriculados do terceiro ao quinto ano do curso de enfermagem, apresentam dificuldades em lidar com a morte de seus pacientes durante a formação acadêmica, tidas como vivências traumáticas e chocantes. Referem se sentirem ansiosos, desiquilibrados, abalados, inseguros, culpados e impotentes. A sensação de insucesso e falha, é destacada como consequência por não conseguirem salvar a vida do paciente. As IES e os projetos pedagógicos dos cursos em sua maioria não têm desenvolvido no processo de formação, preparo ou espaços de discussão com os acadêmicos sobre as perda e morte de paciente sob seus cuidados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A dimensão da finitude humana é um tema difícil de ser abordado, seja na perspectiva filosófica ou científica. Muitos são os desafios postos para a formação acadêmica, no entanto sabe-se que ela jamais dará conta de toda compreensão exigida. As IES, precisam formar e habilitar profissionais cada vez mais preparados e conscientes do cuidado com a vida, assim como do cuidar com solicitude perante a morte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7031804061918521pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC A Morte e o morrer vivenciados na formação academica-PDF.pdf246,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Declaração Delma.bmpAutorização do autor para postagem no RAG4,39 MBBMPVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador