PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4419
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do sistema de gestão e dos principais chamados gerados pela assistência técnica de uma construtora
Autor(es): Pádua, Amanda Castanheira
Medeiros, Geórgia
Primeiro Orientador: Rodrigues, Priscilla Borges de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Rosana Melo de Lucas
metadata.dc.contributor.referee2: Sakai, Erika
Resumo: O ramo da construção civil é reconhecido por entregar obras complexas, que tende a aumentar a ocorrência de falhas, levando as empresas criarem departamento de assistência técnica que é responsável por receber reclamações dos clientes e realizar os reparos durante o período de garantia. Departamento esse com atuação fundamental na qualidade dos produtos, uma vez que possui importância na retroalimentação das informações para o setor de produção. Assim, o objetivo principal deste estudo é analisar e propor melhorias no sistema de gestão do departamento de assistência técnica de uma construtora de Goiânia, a fim de apresentar uma possível solução para reduzir custos e melhorar a produção. A metodologia adotada foi estudo de caso em que foram analisados dados dos chamados registrados no período de 2018 a 2021. Ademais, estudou-se a causa raiz dos sistemas construtivos com maior frequência de reclamações na última obra entregue pela construtora. Das reclamações, verificou-se que a maioria delas ocorre no primeiro ano após a entrega e que o maior responsável são as instalações hidráulicas. Relativo aos custos, constatou-se que o valor gasto não está relacionado somente a quantidade de solicitações registradas. Ao ser estudado o último empreendimento entregue, foi verificado que o preenchimento das causas- raiz se encontra equivocado. Foi então proposto melhorias na gestão do departamento a fim de melhorar na retroalimentação da assistência técnica para o setor de execução.
Palavras-chave: Assistência técnica
Reparos
Gastos
Gestão
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4419
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Analise do sistema de gestão dos chamados da assistencia tecnica[4871].pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador