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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4412
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Centro bilíngue Elysio Campos: associação dos surdos de Goiânia |
Autor(es): | Monteiro, Isabel Cristina Souza |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Denise Pacheco de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rabelo, Frederico André |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paixão, Diogo Antonio da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Carvalho, Manoel Balbino |
Resumo: | A escola inclusiva, visa garantir que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades na educação. E ainda, que sejam respeitadas pelo que são, não importando o sexo, a idade, as origens étnicas, a opção sexual ou as deficiências. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008, p. 5): (...) a Educação Inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. A implementação da educação inclusiva no Brasil ainda segue a passos lentos, ela implica em mudança estrutural e cultural das escolas para que todos os alunos tenham suas necessidades atendidas. As propostas são bem definidas, mas ainda há alguns desafios e questionamentos pelo caminho. A principal dificuldade na concretização efetiva da educação inclusiva no Brasil é o número limitado de educadores especializados para lidar com alunos especiais. Estudos e pesquisas demonstram com clareza a dificuldade de aprendizado dos alunos surdos quando inseridos em salas de aulas regulares, ou seja, nas escolas inclusivas. Assim, é fundamental que o aluno surdo seja inserido no modelo de ensino bilíngue e aprenda em sua língua materna. Diante da importância do programa inclusivo bilíngue e do local para a comunidade surda, será proposto o desenvolvimento de um novo projeto arquitetônico para a ASG, visando a construção de espaços planejados e acolhedores que atendam às necessidades dessa comunidade. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Inclusive education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4412 |
Data do documento: | 8-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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