PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Centro bilíngue Elysio Campos: associação dos surdos de Goiânia
Autor(es): Monteiro, Isabel Cristina Souza
Primeiro Orientador: Oliveira, Denise Pacheco de
metadata.dc.contributor.referee1: Rabelo, Frederico André
metadata.dc.contributor.referee2: Paixão, Diogo Antonio da
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Manoel Balbino
Resumo: A escola inclusiva, visa garantir que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades na educação. E ainda, que sejam respeitadas pelo que são, não importando o sexo, a idade, as origens étnicas, a opção sexual ou as deficiências. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008, p. 5): (...) a Educação Inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. A implementação da educação inclusiva no Brasil ainda segue a passos lentos, ela implica em mudança estrutural e cultural das escolas para que todos os alunos tenham suas necessidades atendidas. As propostas são bem definidas, mas ainda há alguns desafios e questionamentos pelo caminho. A principal dificuldade na concretização efetiva da educação inclusiva no Brasil é o número limitado de educadores especializados para lidar com alunos especiais. Estudos e pesquisas demonstram com clareza a dificuldade de aprendizado dos alunos surdos quando inseridos em salas de aulas regulares, ou seja, nas escolas inclusivas. Assim, é fundamental que o aluno surdo seja inserido no modelo de ensino bilíngue e aprenda em sua língua materna. Diante da importância do programa inclusivo bilíngue e do local para a comunidade surda, será proposto o desenvolvimento de um novo projeto arquitetônico para a ASG, visando a construção de espaços planejados e acolhedores que atendam às necessidades dessa comunidade.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4412
Data do documento: 8-Jun-2022
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