Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4412
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Monteiro, Isabel Cristina Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T00:25:12Z | - |
dc.date.available | 2022-06-28T00:25:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4412 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.title | Centro bilíngue Elysio Campos: associação dos surdos de Goiânia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Denise Pacheco de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9049554916548511 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rabelo, Frederico André | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0355406590517978 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paixão, Diogo Antonio da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8904883270235531 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Manoel Balbino | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0739082898883236 | pt_BR |
dc.description.resumo | A escola inclusiva, visa garantir que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades na educação. E ainda, que sejam respeitadas pelo que são, não importando o sexo, a idade, as origens étnicas, a opção sexual ou as deficiências. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008, p. 5): (...) a Educação Inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. A implementação da educação inclusiva no Brasil ainda segue a passos lentos, ela implica em mudança estrutural e cultural das escolas para que todos os alunos tenham suas necessidades atendidas. As propostas são bem definidas, mas ainda há alguns desafios e questionamentos pelo caminho. A principal dificuldade na concretização efetiva da educação inclusiva no Brasil é o número limitado de educadores especializados para lidar com alunos especiais. Estudos e pesquisas demonstram com clareza a dificuldade de aprendizado dos alunos surdos quando inseridos em salas de aulas regulares, ou seja, nas escolas inclusivas. Assim, é fundamental que o aluno surdo seja inserido no modelo de ensino bilíngue e aprenda em sua língua materna. Diante da importância do programa inclusivo bilíngue e do local para a comunidade surda, será proposto o desenvolvimento de um novo projeto arquitetônico para a ASG, visando a construção de espaços planejados e acolhedores que atendam às necessidades dessa comunidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Centro bilíngue Elysio Campos - Associação dos surdos de Goiânia.pdf | 62,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador