PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Isabel Cristina Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T00:25:12Z-
dc.date.available2022-06-28T00:25:12Z-
dc.date.issued2022-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4412-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleCentro bilíngue Elysio Campos: associação dos surdos de Goiâniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Denise Pacheco dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049554916548511pt_BR
dc.contributor.referee1Rabelo, Frederico André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0355406590517978pt_BR
dc.contributor.referee2Paixão, Diogo Antonio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8904883270235531pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Manoel Balbino-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0739082898883236pt_BR
dc.description.resumoA escola inclusiva, visa garantir que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades na educação. E ainda, que sejam respeitadas pelo que são, não importando o sexo, a idade, as origens étnicas, a opção sexual ou as deficiências. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008, p. 5): (...) a Educação Inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. A implementação da educação inclusiva no Brasil ainda segue a passos lentos, ela implica em mudança estrutural e cultural das escolas para que todos os alunos tenham suas necessidades atendidas. As propostas são bem definidas, mas ainda há alguns desafios e questionamentos pelo caminho. A principal dificuldade na concretização efetiva da educação inclusiva no Brasil é o número limitado de educadores especializados para lidar com alunos especiais. Estudos e pesquisas demonstram com clareza a dificuldade de aprendizado dos alunos surdos quando inseridos em salas de aulas regulares, ou seja, nas escolas inclusivas. Assim, é fundamental que o aluno surdo seja inserido no modelo de ensino bilíngue e aprenda em sua língua materna. Diante da importância do programa inclusivo bilíngue e do local para a comunidade surda, será proposto o desenvolvimento de um novo projeto arquitetônico para a ASG, visando a construção de espaços planejados e acolhedores que atendam às necessidades dessa comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTOpt_BR
dc.degree.graduationArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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