Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4411
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Processo de desenvolvimento psicomotor infantil |
Título(s) alternativo(s): | Child psychomotor development process. |
Autor(es): | Spíndola, Gabriel Nascimento |
Primeiro Orientador: | Silva, Andrea Cintia da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Andrea Cintia da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee3: | Ribeiro, Marcelo de Castro Spada |
Resumo: | Esta pesquisa analisou o processo de desenvolvimento psicomotor infantil, a partir de fatores fisiológicos (estágios maturacionais - mielinização) e ambiental (interação com o meio – pessoas e situações) Os objetivos são investigar o processo de desenvolvimento psicomotor, analisar a evolução biológico e ambiental das crianças, evidenciar a importância de atividades psicomotoras no processo de desenvolvimento. Método: Teve como linha de pesquisa a Educação Física, ciência do esporte e da saúde, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva Resultados: Os resultados encontrados mostraram que os fatores ambientais e biológicos podem potencializar ou atrasar o processo de desenvolvimento e as atividades psicomotoras podem ajudar a evolução saudável e harmoniosa. Conclusões: concluímos quanto o desenvolvimento psicomotor é um processo complexo, e as atividades psicomotoras são importantes no processo de desenvolvimento. |
Abstract: | This research analyzed the child's psychomotor development process, based on physiological factors (maturational stages - myelination) and environmental factors (interaction with the environment - people and situations). children, to highlight the importance of psychomotor activities in the development process. Method: Its line of research is Physical Education, sport and health science (EFPPS) which, according to the Center for Studies and Research in Physical Education (NEPEF), is a descriptive literature. Results: found show that environmental and biological factors can enhance or delay the development process and psychomotor activities can help a healthy and harmonious evolution. Conclusions: we concluded how complex psychomotor development is, is that psychomotor activities are important in the development process. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento psicomotor Mielinização Estágios maturacionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4411 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC gabriel versão RAG.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador