PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4411
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Processo de desenvolvimento psicomotor infantil
Título(s) alternativo(s): Child psychomotor development process.
Autor(es): Spíndola, Gabriel Nascimento
Primeiro Orientador: Silva, Andrea Cintia da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Andrea Cintia da
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Marcelo de Castro Spada
Resumo: Esta pesquisa analisou o processo de desenvolvimento psicomotor infantil, a partir de fatores fisiológicos (estágios maturacionais - mielinização) e ambiental (interação com o meio – pessoas e situações) Os objetivos são investigar o processo de desenvolvimento psicomotor, analisar a evolução biológico e ambiental das crianças, evidenciar a importância de atividades psicomotoras no processo de desenvolvimento. Método: Teve como linha de pesquisa a Educação Física, ciência do esporte e da saúde, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva Resultados: Os resultados encontrados mostraram que os fatores ambientais e biológicos podem potencializar ou atrasar o processo de desenvolvimento e as atividades psicomotoras podem ajudar a evolução saudável e harmoniosa. Conclusões: concluímos quanto o desenvolvimento psicomotor é um processo complexo, e as atividades psicomotoras são importantes no processo de desenvolvimento.
Abstract: This research analyzed the child's psychomotor development process, based on physiological factors (maturational stages - myelination) and environmental factors (interaction with the environment - people and situations). children, to highlight the importance of psychomotor activities in the development process. Method: Its line of research is Physical Education, sport and health science (EFPPS) which, according to the Center for Studies and Research in Physical Education (NEPEF), is a descriptive literature. Results: found show that environmental and biological factors can enhance or delay the development process and psychomotor activities can help a healthy and harmonious evolution. Conclusions: we concluded how complex psychomotor development is, is that psychomotor activities are important in the development process.
Palavras-chave: Desenvolvimento psicomotor
Mielinização
Estágios maturacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4411
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC gabriel versão RAG.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador