PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4408
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Critérios de aceitação: uma comparação entre testes manuais e automatizados
Autor(es): Oliveira, Giulianni dos Santos
Primeiro Orientador: Alves, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Canedo, Joriver Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Sibelius Lellis
Resumo: A qualidade de software é um fator importante para a construção de um produto. E para que ela seja alcançada se faz necessária a atividade de testes. O presente trabalho contém um estudo envolvendo modelos de desenvolvimento de software e técnicas usadas para testes de software. O objetivo é fazer a comparação entre testes manuais e automatizados utilizando critérios de aceitação e assim avaliar as diferenças entre os dois métodos de execução de testes. A partir da pesquisa bibliográfica é desenvolvido uma análise de como testes automatizados são utilizados em uma aplicação Web, utilizando os frameworks de automatização de testes de ponta a ponta: Cypress e Playwright. Os testes tanto manuais quanto automatizados são realizados em níveis de interface da aplicação. Através do estudo foram identificadas diferenças entre os tempos de execução dos testes manuais e automatizados.
Abstract: Software quality is an important factor for product development. And for it to be achieved, testing is necessary. The present work contains a study involving software development models and techniques used for software testing. The objecive is to compare manual and automated tests using acceptance criteria and evaluate the differences between the two test execution methods. Based on a bibliographic research, an analysis about how automated tests are used in Web application is developed, using the end-to-end test automation frameworks: Cypress e Playwright. Both manual and automated tests are performed at application interface levels. Through this study, differences between the execution time of manual and automated tests were identified.
Palavras-chave: Engenharia de software
Qualidade de software
Testes de software
Automação de testes
BDD
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4408
Data do documento: 8-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Giulianni - Completo.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador