Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4393
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uso da robótica educacional associada ao Tracker para o ensino de física |
Autor(es): | Araújo, Anna Paulla Fernandes |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Renato |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Edson Vaz de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rodrigues, Clóves Gonçalves |
Resumo: | A disciplina de física faz parte dos parâmetros curriculares da Educação Básica de acordo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o seu ensino é considerado de difícil compreensão e enfrenta dificuldades pela falta de motivação dos alunos, por isso, é importante estruturar uma proposta que visa estimular o pensamento metacognitivo, potencializando e tornando mais significativo sua aprendizagem. O presente trabalho tem como proposta metodológica a robótica educacional afim de auxiliar na compreensão dos conceitos físicos ensinados em sala de aula. A pesquisa se baseou em um estudo bibliográfico, de acordo com Seymour Papert (1928-2016) precursor nos estudos sobre rótica educacional, tendo como apoio a utilização do software Tracker. Nesse sentido, a robótica foi trabalhada utilizando kits LEGO Mindstorms Education EV3 em uma turma do ensino médio, mediante uma sequência didática de atividades utilizando manipulação de objetos, como foco principal o conteúdo sobre Leis de Newton. A inserção de ferramentas tecnológicas possibilita que os estudantes sejam construtores ativos de sua aprendizagem, e os resultados indicam uma melhora no estímulo entre os alunos que não possuem afinidade com a física, em grande parte aqueles que não se interessam pela disciplina. |
Abstract: | The discipline of physics is part of the curricular parameters of Basic Education according to the National Common Curricular Base (BNCC), and its teaching is considered difficult to understand and faces difficulties due to the lack of student motivation, so it is important to structure a proposal which aims to stimulate metacognitive thinking, enhancing and making learning more meaningful. The present work has as a methodological proposal the educational robotics in order to assist in the understanding of the physical concepts taught in the classroom. The research was based on a bibliographic study, according to Seymour Papert (1928-2016), a pioneer in studies on educational rhotics, supported by the use of Tracker software. In this sense, robotics was worked using LEGO Mindstorms Education EV3 kits in a high school class, through a didactic sequence of activities using object manipulation, with the main focus on the content on Newton's Laws. The insertion of technological tools makes it possible for students to be active builders of their learning, and the results indicate an improvement in stimulation among students who do not have an affinity for physics, largely those who are not interested in the discipline. |
Palavras-chave: | Física Robótica educacional Construtivismo LEGO |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4393 |
Data do documento: | 3-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Licenciatura Plena em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC Anna Paulla.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador