PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Anna Paulla Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2022-06-27T22:08:18Z-
dc.date.available2022-06-27T22:08:18Z-
dc.date.issued2022-06-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4393-
dc.description.abstractThe discipline of physics is part of the curricular parameters of Basic Education according to the National Common Curricular Base (BNCC), and its teaching is considered difficult to understand and faces difficulties due to the lack of student motivation, so it is important to structure a proposal which aims to stimulate metacognitive thinking, enhancing and making learning more meaningful. The present work has as a methodological proposal the educational robotics in order to assist in the understanding of the physical concepts taught in the classroom. The research was based on a bibliographic study, according to Seymour Papert (1928-2016), a pioneer in studies on educational rhotics, supported by the use of Tracker software. In this sense, robotics was worked using LEGO Mindstorms Education EV3 kits in a high school class, through a didactic sequence of activities using object manipulation, with the main focus on the content on Newton's Laws. The insertion of technological tools makes it possible for students to be active builders of their learning, and the results indicate an improvement in stimulation among students who do not have an affinity for physics, largely those who are not interested in the discipline.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectLEGOpt_BR
dc.titleUso da robótica educacional associada ao Tracker para o ensino de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Renatopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717664866576039pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Edson Vaz de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7386725047300635pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Clóves Gonçalves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0140-9847pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7962325017303457pt_BR
dc.description.resumoA disciplina de física faz parte dos parâmetros curriculares da Educação Básica de acordo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o seu ensino é considerado de difícil compreensão e enfrenta dificuldades pela falta de motivação dos alunos, por isso, é importante estruturar uma proposta que visa estimular o pensamento metacognitivo, potencializando e tornando mais significativo sua aprendizagem. O presente trabalho tem como proposta metodológica a robótica educacional afim de auxiliar na compreensão dos conceitos físicos ensinados em sala de aula. A pesquisa se baseou em um estudo bibliográfico, de acordo com Seymour Papert (1928-2016) precursor nos estudos sobre rótica educacional, tendo como apoio a utilização do software Tracker. Nesse sentido, a robótica foi trabalhada utilizando kits LEGO Mindstorms Education EV3 em uma turma do ensino médio, mediante uma sequência didática de atividades utilizando manipulação de objetos, como foco principal o conteúdo sobre Leis de Newton. A inserção de ferramentas tecnológicas possibilita que os estudantes sejam construtores ativos de sua aprendizagem, e os resultados indicam uma melhora no estímulo entre os alunos que não possuem afinidade com a física, em grande parte aqueles que não se interessam pela disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9627561310705534pt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura Plena em Físicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Licenciatura Plena em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Anna Paulla.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador