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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/436
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Intervenção fonoaudiológica em crianças com transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Cruz, Bruna Gomes, Layanne |
Primeiro Orientador: | Lacerda, Maria Carolina Cabral de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Borges, Marcos Henrique |
metadata.dc.contributor.referee2: | Franco, Rachel Cristina Dechichi |
Resumo: | Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento, marcada por alteração na díade: sociocomunicativo e comportamento com interesses restritos. Os comprometimentos na linguagem são caracterizados por dificuldades nos aspectos pragmáticos, semânticos, paralinguísticos, sintático, fonético e fonológico. Objetivo: Identificar na literatura as principais intervenções fonoaudiológicas em crianças com transtorno do espectro autista. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa da literatura, os critérios definidos para inclusão foram: publicações datadas de 2010a 2020 com relação direta com o assunto pesquisado, foram selecionados nove artigos relacionados ao tema. Resultados: Conforme as leituras de títulos foram selecionados 11 artigos nas bases de dados Capes e 50 nas bases de dados do Google Acadêmico. Seguida por leitura minuciosa dos artigos e baseando-se nos critérios de inclusão foram selecionados 4 e 5 artigos de ambas bases bibliográficas respectivamente, totalizando 9 artigos para fazer parte do presente estudo. Alguns artigos foram publicados em mais de uma revista ou base de dados. Discussão: É notório que a intervenções fonoaudiológica nas terapias diretas envolvendo recursos manuais e digitais, podem ser eficazes no desenvolvimento da criança com TEA e sua associação com a intervenção indiretas possibilita uma evolução no desenvolvimento das mesmas. Além das relações vantajosas com a terapia lúdica. Conclusões: Parte das pesquisas evidenciadas demonstraram que a associação da terapia lúdica com o fonoaudiólogo assumindo papel de interlocutor, proporciona uma intervenção satisfatória que possibilitam evolução considerável no desenvolvimento do sujeito com TEA. |
Palavras-chave: | Autismo Fonoaudiologia Reabilitação Fonoterapia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/436 |
Data do documento: | 8-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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