PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/436
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Intervenção fonoaudiológica em crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Cruz, Bruna
Gomes, Layanne
Primeiro Orientador: Lacerda, Maria Carolina Cabral de
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Marcos Henrique
metadata.dc.contributor.referee2: Franco, Rachel Cristina Dechichi
Resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento, marcada por alteração na díade: sociocomunicativo e comportamento com interesses restritos. Os comprometimentos na linguagem são caracterizados por dificuldades nos aspectos pragmáticos, semânticos, paralinguísticos, sintático, fonético e fonológico. Objetivo: Identificar na literatura as principais intervenções fonoaudiológicas em crianças com transtorno do espectro autista. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa da literatura, os critérios definidos para inclusão foram: publicações datadas de 2010a 2020 com relação direta com o assunto pesquisado, foram selecionados nove artigos relacionados ao tema. Resultados: Conforme as leituras de títulos foram selecionados 11 artigos nas bases de dados Capes e 50 nas bases de dados do Google Acadêmico. Seguida por leitura minuciosa dos artigos e baseando-se nos critérios de inclusão foram selecionados 4 e 5 artigos de ambas bases bibliográficas respectivamente, totalizando 9 artigos para fazer parte do presente estudo. Alguns artigos foram publicados em mais de uma revista ou base de dados. Discussão: É notório que a intervenções fonoaudiológica nas terapias diretas envolvendo recursos manuais e digitais, podem ser eficazes no desenvolvimento da criança com TEA e sua associação com a intervenção indiretas possibilita uma evolução no desenvolvimento das mesmas. Além das relações vantajosas com a terapia lúdica. Conclusões: Parte das pesquisas evidenciadas demonstraram que a associação da terapia lúdica com o fonoaudiólogo assumindo papel de interlocutor, proporciona uma intervenção satisfatória que possibilitam evolução considerável no desenvolvimento do sujeito com TEA.
Palavras-chave: Autismo
Fonoaudiologia
Reabilitação
Fonoterapia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/436
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruna e Layane.pdf286,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador