Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Bruna | - |
dc.creator | Gomes, Layanne | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-11T12:30:31Z | - |
dc.date.available | 2020-12-11T12:30:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/436 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Reabilitação | pt_BR |
dc.subject | Fonoterapia | pt_BR |
dc.title | Intervenção fonoaudiológica em crianças com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lacerda, Maria Carolina Cabral de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0702214262576369 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Borges, Marcos Henrique | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1886795657987383 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Franco, Rachel Cristina Dechichi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9200821922995493 | pt_BR |
dc.description.resumo | Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento, marcada por alteração na díade: sociocomunicativo e comportamento com interesses restritos. Os comprometimentos na linguagem são caracterizados por dificuldades nos aspectos pragmáticos, semânticos, paralinguísticos, sintático, fonético e fonológico. Objetivo: Identificar na literatura as principais intervenções fonoaudiológicas em crianças com transtorno do espectro autista. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa da literatura, os critérios definidos para inclusão foram: publicações datadas de 2010a 2020 com relação direta com o assunto pesquisado, foram selecionados nove artigos relacionados ao tema. Resultados: Conforme as leituras de títulos foram selecionados 11 artigos nas bases de dados Capes e 50 nas bases de dados do Google Acadêmico. Seguida por leitura minuciosa dos artigos e baseando-se nos critérios de inclusão foram selecionados 4 e 5 artigos de ambas bases bibliográficas respectivamente, totalizando 9 artigos para fazer parte do presente estudo. Alguns artigos foram publicados em mais de uma revista ou base de dados. Discussão: É notório que a intervenções fonoaudiológica nas terapias diretas envolvendo recursos manuais e digitais, podem ser eficazes no desenvolvimento da criança com TEA e sua associação com a intervenção indiretas possibilita uma evolução no desenvolvimento das mesmas. Além das relações vantajosas com a terapia lúdica. Conclusões: Parte das pesquisas evidenciadas demonstraram que a associação da terapia lúdica com o fonoaudiólogo assumindo papel de interlocutor, proporciona uma intervenção satisfatória que possibilitam evolução considerável no desenvolvimento do sujeito com TEA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruna e Layane.pdf | 286,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador