Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/432
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação em educação física em uma instituição de ensino superior privada de Goiânia para a atuação com a inclusão de pessoas com deficiência |
Autor(es): | Costa, Tainá Amanda dos Santos |
Primeiro Orientador: | Schmidt, Ademir |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moraes, Rafael Felipe de |
Resumo: | O estudo aborda a formação profissional em educação física para atuação com pessoas com deficiência. A pesquisa objetivou analisar se a formação curricular do profissional de educação física contempla processos de ensino-aprendizagem pertinentes e suficientes aos procedimentos de inclusão de pessoas com deficiência. O estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de campo não experimental, com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 23 discentes ingressos no curso de educação física em uma instituição de ensino superior privada do município de Goiânia, no semestre letivo de 2017/1. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado um questionário com 8 questões fechadas, formuladas especificamente para este estudo e disponibilizado aos voluntários eletronicamente. Os resultados mostram que há um quadro de supressão referente aos acadêmicos sobre os conhecimentos inerentes ao Projeto Político Pedagógico. Por outro lado, a pesquisa demonstra ainda que os discentes em formação, estão proporcionalmente satisfeitos com o processo formativo para a atuação em um contexto educacional inclusivo. |
Abstract: | The study addresses professional formation in physical education to work with people with disabilities. The research aimed to analyze whether the curricular formation of physical education professionals includes relevant and sufficient teaching-learning processes for the inclusion procedures of people with disabilities. The study was developed through non-experimental field research, with a quantitative approach. A total of 23 students enrolled in the physical education course of a private higher education institution in the city of Goiânia participated in the research (academic semester of 2017/1). As a tool for data collection, a questionnaire with 8 closed questions was used, formulated specifically for this study, and made available to volunteers electronically. The results show that there is a suppression framework referring to academics about the knowledge inherent to the Political Pedagogical Project. On the other hand, the research also demonstrates that students in formation are proportionately satisfied with the professional formation process for acting in an inclusive educational context. |
Palavras-chave: | Educação física Deficiência Formação profissional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/432 |
Data do documento: | 8-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia II_Tainá_Final.pdf | 532,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador