PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/432
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A formação em educação física em uma instituição de ensino superior privada de Goiânia para a atuação com a inclusão de pessoas com deficiência
Autor(es): Costa, Tainá Amanda dos Santos
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Rafael Felipe de
Resumo: O estudo aborda a formação profissional em educação física para atuação com pessoas com deficiência. A pesquisa objetivou analisar se a formação curricular do profissional de educação física contempla processos de ensino-aprendizagem pertinentes e suficientes aos procedimentos de inclusão de pessoas com deficiência. O estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de campo não experimental, com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 23 discentes ingressos no curso de educação física em uma instituição de ensino superior privada do município de Goiânia, no semestre letivo de 2017/1. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado um questionário com 8 questões fechadas, formuladas especificamente para este estudo e disponibilizado aos voluntários eletronicamente. Os resultados mostram que há um quadro de supressão referente aos acadêmicos sobre os conhecimentos inerentes ao Projeto Político Pedagógico. Por outro lado, a pesquisa demonstra ainda que os discentes em formação, estão proporcionalmente satisfeitos com o processo formativo para a atuação em um contexto educacional inclusivo.
Abstract: The study addresses professional formation in physical education to work with people with disabilities. The research aimed to analyze whether the curricular formation of physical education professionals includes relevant and sufficient teaching-learning processes for the inclusion procedures of people with disabilities. The study was developed through non-experimental field research, with a quantitative approach. A total of 23 students enrolled in the physical education course of a private higher education institution in the city of Goiânia participated in the research (academic semester of 2017/1). As a tool for data collection, a questionnaire with 8 closed questions was used, formulated specifically for this study, and made available to volunteers electronically. The results show that there is a suppression framework referring to academics about the knowledge inherent to the Political Pedagogical Project. On the other hand, the research also demonstrates that students in formation are proportionately satisfied with the professional formation process for acting in an inclusive educational context.
Palavras-chave: Educação física
Deficiência
Formação profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/432
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia II_Tainá_Final.pdf532,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador