PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4302
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mise-en-scène em Whiplash: uma análise da formação da identidade visual a partir dos elementos fílmicos
Autor(es): Marchetti, Enzo Sanchez
Primeiro Orientador: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Luciana
metadata.dc.contributor.referee2: Brisolla, Márcia Regina Santos
Resumo: Quando se fala em identidade de marca, muitas pessoas pensam somente em logotipos, quando na verdade o termo abrange muito mais do que apenas isso. É importante lembrar da tipografia, das cores, dos cheiros, sons e até mesmo do posicionamento da marca. Mas e quando se fala da identidade de marca de um filme? É essencial analisar toda a produção, desde os figurinos, até os movimentos de câmera, enquadramentos, cores e cenário. Tudo isso faz parte da mise-en-scène fílmica, que nada mais é que os elementos compositores de cena. O presente trabalho utiliza as eguintes metodologias de pesquisa: abordagem exploratória e o estudo de caso, para determinar a identidade e o posicionamento de marca do filme Whiplash: em busca da perfeição. Também foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais para alcançar os objetivos específicos. Foi alcançada uma melhor compreensão do que é identidade visual e como a mise-en-scène fílmica ajuda em sua construção.
Abstract: When it comes to brand identity, many people think only of logos, when in fact the term encompasses much more than just that. It is important to remember the typography, colors, smells, sounds, and even brand positioning. But what about when it comes to a film's brand identity? It is essential to analyze the entire production, from the costumes to the camera movements, framing, colors and scenery. All of this is part of the film mise-en-scène, which is nothing more than the compositional elements of the scene. The present work uses the following research methodologies: exploratory approach and case study, to determine the identity and brand positioning of the movie Whiplash: in search of perfection. Bibliographic and documentary research was also used to achieve specific objectives. We achieved a better understanding of what visual identity is and how film mise-en-scene helps in its construction.
Palavras-chave: Whiplash
Análise fílmica
Identidade visual
Publicidade e propaganda
Mise-en-scène
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4302
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador